12º Encontro Nacional de Arquitetura e Arte Sacra recebe inscrições até o dia 31 de agosto

A Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB através do Setor Espaço Litúrgico promove a cada dois anos o “Encontro Nacional de Arquitetura e Arte Sacra”, com a intenção de estimular um debate acadêmico e interdisciplinar sobre a dignidade dos espaços de celebração, bem como a importância da preservação do patrimônio artístico e cultural da Igreja.

Este ano, o 12º ENAAS será realizado de 17 a 21 de setembro em Castanhal, no Pará e conta com a parceria da Faculdade Católica de Belém e a Diocese de Castanhal, que vai acolher o evento no Cenóbio da Transfiguração, Centro de Formação da Diocese.

São convidados a participar do encontro os envolvidos tanto direta quanto indiretamente em construções, reformas e decorações das igrejas e que desejam aprofundar a relação entre liturgia, arquitetura e arte, como decoradores, organizadores do espaço celebrativo para casamentos e formaturas e técnicos de som e iluminação.

Conferências

Para debater temas específicos foram convidados três conferencistas para participar do encontro. Um deles é o jesuíta, padre Marco Ivan Rupnik, dedicado à arte e espiritualidade. No Brasil, está à frente do programa iconográfico da Catedral de Castanhal, no Pará. Outra convidada é a diretora da Editora Lipa e do Atelier do Centro Aletti, Maria Campatelli.

Dom Marco Busca, bispo de Mântua também fará parte do time de conferencistas. Atualmente colabora de forma permanente com o Centro Aletti de Roma.

Oficinas

Além das três conferências principais, durante o encontro também haverá oficinais de diversos temas como iluminação; enculturação; os lugares da ação litúrgica; as Comissões de Arquitetura e Arte Sacra; a Iniciação Cristã nas tradições Siríaca, Oriental e Bizantina; o lugar do Batismo; Vida eclesial e praxe pastoral a partir do Batismo.

Apresentação de comunicações científicas, exposição de trabalhos dos participantes, lançamento de livros e visita guiada a catedral de Castanhal também são atividades previstas.

Inscrições

As inscrições para participar do 12º ENAAS estão abertas e podem ser realizadas até o dia 31 de agosto no site oficial do encontro: http://enaas.espacoliturgicocnbb.com.br/.  É necessário fazer o cadastro no sistema para ser redimensionado à página da inscrição.

Tags:

leia também