12º Seminário Nacional de Formação de Professores de Ensino Religioso

Reunidos em Manaus (AM), na Faculdade Salesiana Dom Bosco, entre os dias 13 a 15 de setembro, cerca de mais de 800 educadores e educadoras participaram do 12º Seminário de Formação de Professores de Ensino Religioso, promovido pelo Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (FONAPER) em parceria com o Governo do Estado do Amazonas – Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC) – Faculdade Salesiana Dom Bosco, Conselho Regional Norte 1 da CNBB (Norte do Amazonas e Roraima) e mais seis entidades locais.

O Evento teve como tema principal “Ensino Religioso Área de Conhecimento da Educação Básica: interfaces com a proposta pedagógica da escola”.

Na solenidade de abertura, autoridades religiosas e civis, com ênfase nas educacionais, cumpriram suas funções sociais de maneira acolhedora. A coordenadora geral de Diversidade Religiosa, Marga Janete Stroher, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) e o coordenador do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (FONAPER) proferiram em dois momentos e com destaque de aspectos diferenciados,  porém afins,  a conferência: “Organização Curricular da Educação Básica: políticas, concepções e práticas”.

A programação constou da apresentação de duas mesas de debates com os temas: “Ensino Religioso – Área de Conhecimento da Educação Básica”; “Ensino Religioso e a Proposta Pedagógica da Escola: desafios e perspectivas”.

A assessora da CNBB, professora Anísia de Paulo Figueiredo, participante da primeira mesa, além dos fundamentos para a compreensão sobre o que é Área de Conhecimento no entendimento da legislação brasileira em quatro reformas de ensino, divulgou um blog construído, de forma interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar, de modo a privilegiar princípios e critérios constantes da legislação atual da Educação Básica no Brasil, referindo-se ainda à Biblioteca Virtual do Ensino Religioso no site da CNBB.

O professor Adecir Pozzer contextualizou o Ensino Religioso em suas respectivas fases históricas no Brasil e do FONAPER desde a sua criação e atuação em determinadas épocas da história atual.

Já Lílian Blanck de Oliveira sintetizou ideias de maior significado das exposições anteriores e destacou aspectos de maior importância em relação à formação de professores no Brasil, pontuando a criação da Rede Nacional das Licenciaturas de Ensino Religioso (RELER).

No último dia, a mesa composta pelas professoras Ângela Ribeiro Holanda, Gracileide Alves da Silva e Djanna Zita Fontanive, contribuiram com exposições que evidenciaram aspectos fundamentais das interfaces pedagógicas do Ensino Religioso como área de conhecimento, tomando como fio condutor o tema “Ensino Religioso e a Proposta Pedagógica da Escola: desafios, perspectivas”.

Durante o Seminário aconteceu a Assembleia Ordinária do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso com a eleição da nova diretoria para o exercício do biênio até 2014. Ao Professor Adecir Pozzer, de Santa Catarina, coube a função de novo Coordenador da Entidade. Algumas Comissões de Trabalho foram anunciadas, entre as quais a Comissão de Currículo, Comissão da Rede Nacional das Licenciaturas de Ensino Religioso (RELER), Comissão de Comunicações e outras.

Na escolha do local do Congresso Nacional de Ensino Religioso, em 2013, através de votação, permaneceu a cidade de Juiz Fora (MG) que concorreu com Belém (PA). Contará com o suporte da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), segundo o representante da mesma, presente no evento pelo Curso de Ciência da Religião da mesma Universidade. Tanto a Universidade Estadual do Pará (UEPA), como a UFJF, mantêm cursos de Licenciatura de Graduação Plena em Ciência(s) da Religião, com Habilitação em Ensino Religioso. A primeira, com quase duas décadas de funcionamento. A segunda, iniciante, embora seja a primeira Universidade do Brasil a criar um Curso desta natureza e que, por questões políticas, há quase quarenta anos, foi interrompido, continuando a oferecer somente os Cursos de Pós-Graduação em Ciência da Religião (Especialização, Mestrado e Doutorado).

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