18º Encontro de Pentecostes na Diocese de Araçatuba

No último domingo (27), na cidade de Gabriel Monteiro (SP), Paróquia São Pedro Apóstolo, aconteceu o 18º Encontro de Pentecostes da Região Pastoral de Birigui da diocese de Araçatuba. O evento reuniu, por representação, aproximadamente 1.200 pessoas dos 7 municípios da região que são: Brejo Alegre, Birigui, Bilac, Coroados, Piacatu, Santópolis do Aguapeí e a cidade anfitriã. O bispo diocesano dom Sergio Krzywy esteve presente.

Este encontro acontece anualmente desde 1994 – mesmo ano de fundação da diocese – cada ano em uma paróquia diferente. Nasceu em uma reunião das CEBs, no barracão da paróquia São Brás de Birigui, onde estudavam sobre Pentecostes. Este estudo motivou a decisão de envolver toda região pastoral em um encontro de maior porte.

A celebração do 18º encontro

pentecostes_araatuba1Os participantes concentraram-se, inicialmente, diante da imagem do Cristo Redentor que fica na entrada do município. Com a animação feita pelo padre Edgar de Souza Lima, todos partiram em caminhada, entoando orações, louvores e meditações, preparando o espírito e o coração para o Pentecostes. O ponto de chegada foi o ginásio de esportes da escola estadual Antônio Kassawara Katutok.

Já no local, os fiéis foram acolhidos pela comunidade de Gabriel Monteiro e pela aspersão de água benta feita pelo padre João Fungaro e pelo frei Carlos José Coltri.Após a acolhida, deu-se início a Celebração Litúrgica, primeira parte da Santa Missa, presidida por dom Sergio.

Em sua homilia, dom Sergio citou que o Espírito Santo é derramado sobre todas as comunidades. Segundo o pastor diocesano, a comunidade santificada é a comunidade que tem consciência disso e anuncia a Boa Nova. É compreendida no seu anúncio porque é regida pelo Espírito Santo de Deus. “E aqui está a razão de nossa alegria”, frisa o bispo. “A solenidade de Pentecostes marca o início da vida da Igreja impelida pelo Espírito Santo de Deus” completou.

Depois, houve apresentação teatral do setor juventude, sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2012 com grande interação com o povo presente. A parte da manhã foi encerrada com adoração ao Santíssimo Sacramento, feita pelo padre Lauro Lopes da Silva e os aproximadamente 50 coroinhas da sua paróquia São Benedito e São Cristóvão. Foi um momento de encontro pessoal com Jesus Eucarístico.

Na parte da tarde, a atividade continuou com momento mariano, com direito a um manto de Maria, grande o suficiente para encobrir todo público presente, simbolizando a proteção maternal que Maria exerce em nós. Esta parte da programação foi encerrada com a recitação da dezena, proferida por um casal representando todas as famílias.

Em ato contínuo, houve a retomada da Santa Missa, agora com a celebração eucarística. Na parte do ofertório, cada paróquia através dos seus representantes, realizou doações de leite, papel higiênico, creme dental, copos descartáveis e outros materiais de primeira necessidade para a Casa Maria de Nazaré de Birigui, que cuida de dependentes químicos, e para o Hospital do Câncer de Barretos.

pentecostes_araatuba3Após a eucaristia, as crianças que ficaram todo o período do encontro em uma atividade à parte, coordenada pela Pastoral da Criança, realizaram uma apresentação baseada em tudo que aprenderam durante o dia; destacando a importância de um ambiente saudável e de fé para criarmos bons cidadãos, bons cristãos.

Ao final, o vigário regional da região pastoral de Birigui, padre Arnaldo Carvalheiro Neto, agradeceu a participação e o empenho, incentivando: “vamos retornar cheios de entusiamos para nossas comunidades, para nossas casas, testemunhando o Evangelho, testemunhando o Espírito Santo que está no coração de cada um de nós, levando a paz, o amor e a alegria para todos os lugares”. Encerrou sua fala pedindo uma salva de palmas para o pleno êxito do encontro.

Estiveram presentes também os padres João Fungaro, Sidney da Silva Mendonça, Paulo Roberto Lupifieri e o diácono permanente Wanderlei Serafin Bueno. Padre Bernado Braakhuis, também presente, foi homenageado na parte da manhã; o mais veterano entre todos da região, completa no próximo dia 22 de junho, seu 94º aniversário natalício e este ano completará também, 67 anos de ordenação sacerdotal.

Tags:

leia também