20º Encontro com novos bispos acontece na sede da CNBB

Os 19 bispos nomeados de agosto de 2008 até hoje, começaram nesta segunda-feira, 10, em Brasília, a 20ª edição do Encontro com os novos bispos. Durante os

cinco dias de reunião, os prelados se envolvem e conhecem a estrutura da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e seus objetivos.

Novos Bispos

As dez comissões episcopais que compõem a Conferência se apresentarão e mostrarão os seus trabalhos desenvolvidos na Igreja do Brasil e suas finalidades. De acordo com o bispo de Santarém (PA), e presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, dom Esmeraldo Barreto de Farias, o encontro também visa apoiar os bispos novos para a Missão.

“Sabemos que os desafios episcopais são grandes e queremos que os novos bispos saibam que não estão sozinhos e contam com o apoio de seus irmãos”, disse dom Esmeraldo. O bispo afirmou também que o encontro é importante porque os novos bispos são fortalecidos para a caminhada. “O encontro visa também fortalecer os laços dos irmãos bispos e da CNBB dando-lhes a certeza de que serão apoiados em desafios e necessidades a partir dos organismos da Conferência”.

Em todas as edições, sempre ocorre um mini-estudo durante o encontro. Desta vez, os bispos serão orientados sobre Teologia Episcopal que, segundo dom Esmeraldo, trata-se de orientações sobre a responsabilidade do bispo com a liturgia na diocese, sobre a dinamização do trabalho evangélico e a formação dos futuros padres, bem como a animação vocacional. Padre Antônio José de Almeida será o orientador.

O subsecretário adjunto de Pastoral da CNBB, padre Ademar Agostinho Sauthier, falará sobre as Diretrizes Gerais da Igreja no Brasil (DGAE); o secretário geral da Conferência, dom Dimas Lara Barbosa, que esteve na abertura do evento e deu boas-vindas aos novos bispos em nome da presidência da CNBB, falará sobre as novas Diretrizes para a Formação dos Futuros Presbíteros. O tema Liturgia, por sua vez, será abordado pelo bispo diocesano de Crato (CE) e membro da Comissão Episcopal para a Liturgia, dom Fernando Panico.

Além de participarem do encontro na sede da CNBB, os novos bispos também visitarão a Nunciatura Apostólica no Brasil na próxima quarta-feira, 12, onde o núncio, dom Lorenzo Baldisseri, presidirá a celebração eucarística, tomarão conhecimento das orientações do Direito Canônico sobra a Igreja na diocese, por meio de um conselheiro do núncio e, durante a noite, o núncio oferecerá um jantar aos prelados.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This