36ª Assembleia do Comina define prioridades para o Programa Missionário Nacional

Foto: CNBB/Daniel Flores

A 36ª Assembleia do Conselho Missionário Nacional (Comina), realizada entre os dias 4 e 7 de abril, em Brasília (DF), apontou quatro prioridades para o Programa Missionário Nacional. Nesta semana, a direção do Comina continua reunida para concluir a redação do texto que será apresentado aos bispos na 57ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no próximo mês de maio.

Chegaram à assembleia do Comina 54 propostas de prioridades de atuação no campo da missão sugeridas pelos regionais da CNBB. A definição foi para quatro prioridades:

  1. Formação Missionária
  2. Missão ad gentes
  3. Animação missionária
  4. Compromisso profético social

Para cada prioridade, foram propostos, ainda três projetos que devem contribuir para que em toda a Igreja no Brasil perpassem a missão e a missionariedade, não só nas instâncias que lidam especificamente com a missão.

A assembleia contou com a presença de membros dos diversos conselhos missionários, organizações de leigos, institutos de vida religiosa, entre outros eclesiais, num total de 64 pessoas de todos os 18 regionais da CNBB.

Foto: CNBB/Daniel Flores

“Após aprovado, o programa deve oferecer estas pistas de ação e os regionais vão poder realizar de acordo com sua realidade”, explica o bispo auxiliar de São Luís (MA) e presidente da Comissão para a Ação Missionária da CNBB, dom Esmeraldo Barreto de Farias. O desejo de é que a Igreja no Brasil “possa ser mais missionária e, caminhando juntos, vivendo este grande espírito missionário, nós possamos ajudar a construir um Brasil que seja justo, pacífico e fraterno”.

Share This