5º Fórum da GNRC chama a atenção para o tema da violência contra a criança

A Cidade do Panamá sediou o 5º Fórum da Rede Global de Religiões pela Criança (GNRC), da qual a Pastoral da Criança faz parte. O evento aconteceu entre os dias 9 e 11 de maio de 2017, com o tema: “Comunidades de fé transformadas: acabar com a violência contra as crianças”.

O fórum contou com cerca de 500 participantes (de 70 países), incluindo representantes de comunidades religiosas, organizações internacionais, governos e ONGs. Dr. Nelson Arns Neumann – coordenador da Pastoral da Criança Internacional e coordenador nacional adjunto – era um deles. Ele destacou a participação de 64 jovens (de 20 países): “Os jovens tiveram contribuição ativa no fórum, puxando a orelha dos participantes e dando ideias interessantes, fora do eixo comum”.

Dom Júlio Murray, bispo episcopaliano panamenho, realizou a abertura do encontro. Na programação, haviam palestras e discussões em grupos de trabalho. Dr. Nelson coordenou um destes grupos, intitulado “Gerando vontade política para combater a pobreza infantil e a violência contra as crianças”.

Saiba mais: Programação completa

“Cada vez fica mais claro que a pobreza é a pior forma de violência, como Gandhi já havia alertado. E que o fortalecimento das famílias é nosso dever, se queremos que as crianças tenham vida plena”, destacou Dr. Nelson.

GNRC 5th Forum Group Photo 2

Os líderes presentes assumiram um compromisso solene de esforço e cooperação na causa do fim da violência contra as crianças. Clique aqui para ver o documento oficial escrito ao final do fórum (em inglês).

Símbolos
Em outubro de 2016, a GNRC organizou um concurso de arte juvenil na Cidade do Panamá, para criação de desenhos que seriam os símbolos do fórum. Participaram jovens de 14 a 17 anos, de escolas membros da GNRC. Foram produzidas 18 obras, com diferentes técnicas. As escolhidas estão na imagem abaixo.

simbolos forum gnrc

Histórico
A cada cinco anos a Arigatou International realiza um fórum de sua iniciativa, a Rede Global de Religiões pela Criança (GNRC). Este evento baseia-se no trabalho que os integrantes da GNRC, de diversas tradições religiosas, estão fazendo desde 2000, trabalhando para e com as crianças, para construir um mundo melhor. As edições anteriores do encontro inter-religioso se realizaram em Tóquio, Genebra, Hiroshima e Dar es-Salaam.

Share This