5ª Semana Social Brasileira é lançada no Ceará

O lançamento oficial da 5ª Semana Social Brasileira (SSB) no Ceará acontecerá amanhã, dia 18 de maio, das 8h às 16 horas, na Faculdade Católica de Fortaleza, na Rua Tenente Benévolo, 201, Centro, Fortaleza. Deverão participar as pessoas de diversas comunidades atingidas por grandes projetos sociais, dando continuidade ao Seminário ocorrido em Setembro do ano passado, onde foi iniciado um processo de levantamento sobre os Impactos desses Projetos de “desenvolvimento”.

A Semana Social Brasileira tem como objetivo realizar um processo amplo de debate em torno da democratização do Estado. A 5ª Semana é uma atividade que quer aglutinar forças organizadas da sociedade, reunir sujeitos sociais para dar curso as lutas e conquistas do povo. De acordo com Regilvânia Mateus, da Cáritas Regional Ceará “a semana é acima de tudo um momento de articulação das forças sociais, como pastorais e movimentos sociais, um momento de parar pra pensar, retomar a construção de um projeto popular para o Brasil”.

A 5ª SSB pretende reunir organizações sociais e a Igreja para partilhar suas experiências do “Bem Viver”. Mais do que discutir o Estado pretende-se discutir a sociedade. A aposta é que a sociedade tenha organização e força política para propor o Estado que quer – para quê e para quem.

A 5ª Semana tem como tema “A participação da sociedade no processo de democratização do Estado – Estado para quê e para quem?”.  A mesma é um evento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e é organizada pela Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This