“A Igreja é feita de comunidades”, afirma dom Odilo

Durante a missa que presidiu, nesta sexta-feira, no Seminário promovido pela CNBB, no Centro Pastoral Santa Fé, em São Paulo, o cardeal Odilo Pedro Scherer afirmou que a Igreja é feita não só de pessoas, “mas também de comunidades”. “Se queres o espírito de Cristo, permanece unido no Corpo de Cristo”, disse citando Santo Agostinho.

“A vida nas comunidades é transmissora da herança da fé que a Igreja comunica para a vida do mundo”, destacou dom Odilo. Lembrando o Concílio Vaticano II, o cardeal destacou a Igreja como povo de Deus. “A Igreja não é povo disperso, mas povo congregado em torno de Jesus Cristo”.

Segundo o cardeal, há quatro elementos que não podem falta numa comunidade. “Não pode faltar nas comunidades o anúncio da Palavra, a celebração dos mistérios da fé, o testemunho da fé, da esperança e da caridade e a dimensão missionária”.

Dom Odilo referiu-se, ainda, à memória litúrgica do martírio de São João Batista celebrada hoje. “O martírio faz parda da vida da Igreja e é sinal de autenticidade da vida da Igreja”, sublinhou.

O Seminário Igreja, Comunidade de comunidades, organizado pelo INP, continua nesta manhã com uma mesa redonda sobre “A comunidade humana busca transcendência”. Participarão da mesa a professora Brenda Carranza, os teólogos padre Antônio José de Almeida e padre Joel Portella Amado. À tarde, os participantes voltam a se reunir nas oficinas. O Seminário termina amanhã.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This