A mensagem e o recado de Jesus nesse tempo pascal

Devemos nos esforçar para vivermos e constituirmos uma “Comunidade Nova” nascida da cruz e da Ressurreição de Jesus e sermos realmente a sua Igreja HOJE. Nossa Missão de “discípulos Missionários” consiste agora em revelar às pessoas a vida nova que brota da ressurreição.

São Paulo nos adverte: “a Palavra está perto de ti, em tua boca e em teu coração e essa Palavra é Palavra de fé”.

Assim devemos vive-la e pregá-la. “Se, pois, com tua boca confessares Jesus como o Senhor e , no teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. É crendo no coração que alcança a justiça e é confessado a fé com a boca que se consegue a salvação” ( ROM.10, 8-10).

Tudo isso nos anima a buscar na Palavra o recado d’Ele para todos nós, pregando em primeiro lugar para nós mesmos, vivendo intensamente no dia-a-dia e não simplesmente sendo portadores vazios daquilo que não experimentamos em nossa vida. E para nós Bispos, ainda a advertência: “Dediquem-se os bispos com o testemunhar de Cristo diante de todas as  pessoas “( CD nº 11§3). O nosso agir dever ser  “ in persona Christi ” ( na pessoa de Cristo). Levamos sua imagem.  Quem me vê deve ver a Jesus Cristo.

Os tempos passam, nós mudamos, mas a missão é perpétua, o pastor pode mudar, pode ser outro, porém permanece o rebanho a ser orientado, conforme os mandamentos do Senhor. E o pastor deve dirigir o rebanho “não pela maioria dos votos deste ou daquele organismo eclesial, muito menos por algum privilégio pessoal, mas na obediência de fé e na comunhão com todos os bispos, no Espírito Santo que lhe foi dado.” (CD 2,§2). Ele não tomou “posse” do rebanho, mas este é que tomou “posse” dele em nome da igreja, para servi-la.

Voltando à Palavra, São Pedro, Apóstolo, nos ensina muita coisa, a nós Cristãos de hoje. Basta ler, refletir, meditar com atenção as suas cartas. Ele nos dá as dicas para constituirmos a “Nova Comunidade”, mencionada acima. Assim ele nos recorda : “despojai-vos de toda a maldade, mentira, hipocrisia e de toda inveja e calunia”. (1 Pr. 2,1). “Eu vos exorto como a estrangeiros e imigrantes: afastai-vos das humanas paixões que fazem guerra contra vós mesmos” (1 Pr.2,11).

Nós somos servidores de Deus e os batizados em Cristo, são revestidos d’Ele, são “os ungidos do Senhor” – Sl. 104,15.

Exortando aos presbíteros, Pedro recomenda: “Sede pastores do rebanho de Deus, confiados a vós; cuidar dele , não por coação , mas de coração generoso; não por torpe ganância, mas livremente; não como dominadores daqueles que vos foram confiados, mas antes, como modelos do rebanho.” (1ª Pr.5,2-3). “Revesti-vos todos de humildade no relacionamento mútuo, porque Deus resiste aos Soberbos” (1ªPr. 5,5).

Paulo também nos recomenda: “Se ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, onde está Cristo, sentado à direita do Pai; aspira as coisas celestes e não as coisas terrestres (Col.3,1-2).

“É preciso fazer morrer em nós: a imoralidade, a impureza, a paixão, os maus desejos e a cobiça, que é idolatria”. “É preciso abandonar a ira, a irritação, a maldade, a blasfêmia, a mentira”. “Despojar-se do homem velho e da sua maneira de agir e revestir-se do homem novo, que se renova segunda a imagem do seu Criador”.

Recordar que “Cristo é tudo em todos”.

Devemos nos revestir portanto, “de sincera misericórdia, bondade, humildade, mansidão e paciência, suportando-nos uns aos outros e perdoando-nos mutuamente se um tiver queixa contra o outro. Como o Senhor nos perdoou, devemos perdoar o outro também. Mas, sobretudo, amar uns aos outros, pois o amor é vinculo da perfeição”. “Que a Palavra de Cristo, com toda a sua riqueza, habite em vós” ( Col. 3,5-16). Assim estaremos revestidos do Senhor Jesus.

Aí está o recado do Cristo Ressuscitado a todos nós que queremos ser não apenas seus seguidores, mas principalmente seus imitadores. Que a sua paz esteja conosco e sejamos-Lhe agradecidos.

Dom Eurico dos Santos Veloso

Artigos similares

Por mudanças

18/12/2009

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This