A novidade da pregação de Jesus

Dom Eurico dos Santos Veloso

Arcebispo Emérito de Juiz de Fora – MG

Estamos no contexto do Sermão da Montanha. O texto de Mateus 5, 17-37 mostra  claramente a novidade da pregação de Jesus em relação à antiga lei. Ela é conseguida superando-se o legalismo e o formalismo da lei antiga, que era imposta pelos doutores da lei e pelos escribas.

Não se trata de viver a lei minuciosamente em seu aspecto quantitativo. Essa mudança é percebida pelas contradições que versam sobre o homicídio e a reconciliação, o adultério, o divórcio e o juramento que aparecem no texto.

Em cada um desses temas, Jesus mostra como dar um passo à frente para viver a lei a partir do coração e não de um mero legalismo.

Com a expressão “EU PORÉM VOS DIGO”, Jesus se revela promulgador da Nova Aliança. Vem interiorizar a lei, que será escrita, não mais em tábuas de pedra, mas no coração do ser humano.

Dessa forma, a Lei nova discernirá o mal em sua raiz ou fonte, no coração e não apenas quando se manifesta nas reações ou atitudes externas. As situações evocadas são casos reais aos quais Jesus dá uma resposta. Essa mensagem é muito importante porque exige de nós, cristãos, a sinceridade de coração.

O Sermão da montanha é dirigido ao mundo inteiro, no presente e no futuro … e só pode ser compreendido e vivido no seguimento de Jesus, no caminho com Ele (Gesù di Nazaret, p. 92). As Bem-Aventuranças constituem um novo programa de vida, para nos libertarmos dos falsos valores do mundo e nos abrirmos aos bens verdadeiros, presentes e futuros. Com efeito, quando Deus consola, sacia a fome de justiça e enxuga as lágrimas dos aflitos, significa que, além de recompensar cada um de modo sensível, abre o Reino dos Céus. “As Bem-Aventuranças são a transposição da cruz e da ressurreição na existência dos discípulos” (Ibid., p. 97).

As bem aventuranças refletem a vida do Filho de Deus, que se deixa perseguir e desprezar até à condenação à morte, a fim de que aos homens seja concedida a salvação.

Tags:

leia também