A Pastoral da Ecologia Integral

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo de Campos (RJ)

Como um empenho na recepção e acolhida da Encíclica “Laudato Si ” do Papa Francisco, o Regional Leste 1, aprovou a Pastoral da Ecologia Integral. Certamente terá como finalidade e objetivo geral a Evangelização e Acompanhamento Pastoral das pessoas e comunidades envolvidas e comprometidas com o Cuidado da Casa Comum, desenvolvendo processos de sensibilização, compreensão, formação e transformação; na visão de Ecologia Integral da Encíclica” Laudato Si “.

 

Este propósito abrangente se desdobra em vários objetivos mais específicos como ser: 1. Divulgação e reflexão sistemática sobre a Encíclica “Laudato Si” e outros documentos do Magistério, 2. Acompanhamento e orientação pastoral de atividades inspiradas na proposta de Ecologia Integral, 3. Suscitar atitudes próativas em relação a defesa da vida no planeta, cuidado dos bens públicos comuns (água, clima, florestas, solos), 4. Promover a responsabilidade para com a proteção e preservação dos Biomas Nacionais, a Biodiversidade e o Cuidado e Bem Estar dos animais, 5. Viver e testemunhar uma espiritualidade e mística do Cuidado da Criação. Como metodologia para operacionalizar e levar a prática estas diretrizes de ação será importante manter um diálogo constante e aberto com a sociedade civil e o poder público facilitando parcerias, articulação e coordenação de comunidades e campanhas que compartilhem estes critérios de animação pastoral, tornar a Ecologia Integral uma linha de pensamento e ação que perpasse todas as dimensões pastorais, em especial a presença pública da Igreja em sua atuação sócio-transformadora, e sempre oferecer um trabalho de educação na proposta de Ecologia Integral ntegrando sua Espiritualidade.

Acreditamos que a Igreja deve empenhar-se em fazer ressoar o grito da Criação e como São Francisco propor uma nova forma de relacionamento com nossa irmã Terra, levando como afirma a “Laudato Si” a uma verdadeira conversão ecológica. Deus seja louvado!

 

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This