O Papa João XXIII assinou o decreto de criação da Diocese de Santa Cruz do Sul aos 20 de junho de 1959. A instalação da Diocese e a posse do primeiro Bispo – Dom Alberto Frederico Etges – aconteceram dia 15 de novembro de 1959. Como sede da Diocese foi escolhida a cidade de Santa Cruz do Sul. A Igreja Matriz desta cidade foi elevada a Catedral, sendo que seu padroeiro – São João Batista – ficou sendo o padroeiro da nova Diocese.

Estamos no ano 50 destes eventos: é o Ano Jubilar. Por sinal, jubileu de ouro. O cartaz do jubileu lembra a mística das lideranças daquele tempo: “Povo de Deus em marcha”.

O movimento litúrgico, o movimento bíblico, a volta da Igreja Católica às fontes, inclusive dos grandes Padres da Igreja e o movimento por um mundo melhor clamavam por renovação. Eram os precursores do Concílio Ecumênico Vaticano II que “o Papa buono” (João XXIII) de fato convocou.

O primeiro Bispo – Dom Alberto – sensível ao espírito do tempo, escolheu um lema dinâmico: “Parare plebem perfectam” – Preparar um povo perfeito.

Em 1986 coube a mim – Dom Sinésio – suceder a Dom Alberto. Convidei o primeiro Bispo a continuar morando comigo, filo-lo Vigário Geral e confiei a ele as crismas da Diocese. Ficamos juntos por mais de dez anos. Foi muito agradável e instrutiva esta convivência.

Dediquei-me nos primeiros anos a visitar todas as comunidades da Diocese. Foram mais de mil visitas. Com todas celebrei, escutei sua historia, tomei nota de suas necessidades, tomei com todas uma refeição e me reuni com suas lideranças. Nas cidades dialoguei com os “construtores da sociedade”: políticos, empresários e governantes.

Agora, por ocasião do jubileu de ouro, visito todas as Paróquias (52 visitas), com uma celebração jubilar na sede paroquial e com uma programação intensa, a critério da liderança local. O cartaz do ano jubilar lembra a mística dos primórdios: “Povo de Deus a Caminho”. É claro, nas terras da Diocese de Santa Cruz do Sul.

Os membros da Coordenação Diocesana de Pastoral farão um caminho idêntico pelas Paróquias, a fim de ajudar na renovação das comunidades, à luz das prioridades da 10ª Assembléia Diocesana de Evangelização.

Se Deus se manifesta mais no movimento do que na quietude, nossa Diocese jubilar terá um ano de graça e de bênção. Seja abençoado nosso povo diocesano no jubileu de ouro.

Dom Aloísio Sinésio Bohn

Tags:

leia também