Aberto o encontro de comunicação em Teresina

O bispo de Picos (PI), dom Plínio José Luz da Silva, abriu, na manhã desta sexta-feira, 8, o Encontro de Comunicação do Regional Nordeste 4 da CNBB (Piauí). Mais de 70 pessoas participam do encontro, que se estende até domingo, 10.

Dom Plínio destacou a importância do encontro para o Regional e lembro o compromisso da Igreja com a comunicação.

Paiu1“Queremos que nossa comunicação, a partir de nossa experiência de Igreja, chegue a todos os povos’, disse o bispo, que é o responsável pela comunicação no Regional. “Que nossa Igreja seja comunicadora da verdade, usando os meios [de comunicação social]”, finalizou.

O encontro debate o tema Comunicação e Evangelização. Os assessores da CNBB, Irmã Élide Fogolari (Setor de Comunicação Social) e padre Geraldo Martins Dias (Imprensa), fazem as conferências previstas para hoje. Amanhã, serão oferecidas cinco oficinas: comunicação e liturgia; rádio; produção de notícias; internet e técnicas de som no espaço litúrgico.

Memória

O padre Tony Batista, ao fazer breve relato sobre a comunicação no Regional, insistiu na importância desta cadeira na grade curricular dos futuros padres. “Os seminaristas hoje estão mais preocupados com a redá do paramento do que com a comunicação; mais com o rito do que com o que ele comunica”, lamentou o padre.

Segundo padre Batista, a Igreja de Teresina goza de muita credibilidade graças à sua presença na mídia. Desde 1962, a arquidiocese possui a Rádio Pioneira. “Nossa rádio sempre esteve em primeiro lugar em audiência e em credibilidade. O respeito pela Igreja de Teresina passa pela rádio Pioneira”, acentuou.

piau2Padre Batista recordou também que Teresina foi a primeira diocese no Brasil a criar um vicariato da comunicação, seguida por São Paulo. “Hoje não temos mais o vicariato, mas um setor de comunicação”, esclarece.

Pascom

Este é o tema que os participantes discutem nesta manhã, com assessoria da Irmã Élide Fogolari. A assessora apresentou os conceitos de pastoral e de comunicação. Mostrou, ainda, o processo para a formação da Pastoral da Comunicação na paróquia.

Tags:

leia também