Abertura da Campanha da Fraternidade 2009 na diocese de Palmeira dos Índios

Foi no município de Batalha (AL), na terça-feira, 3, que a diocese de Palmeira do Índios fez a abertura da Campanha da Fraternidade 2009, “Fraternidade e Segurança Pública”. A cerimônia, realizada no auditório do santuário da Penha, entre as 15 e 18 horas, contou com a presença do bispo diocesano, dom Dulcênio Fontes de Matos, autoridades militares e civis, sacerdotes, religiosas, seminaristas e fiéis das paróquias da diocese, bem como de um pastor da comunidade cristã Batista.

O bispo expôs a mística da CF e seus objetivos. Enfocou também alguns dos inúmeros desafios que a questão da segurança pública suscita na população, e exortou cada um dos presentes a assumir sua responsabilidade pessoal no que diz respeito ao problema da violência e à promoção da cultura da paz, à luz da afirmação profética “a paz é fruto da justiça”.

Em seguida, o vigário judicial da diocese apresentou os pontos principais do Texto-Base da CF-2009. Logo depois, juíza federal na comarca de Palmeira dos Índios, a Dra. Carolina Bertrand, dissertou sobre o problema da violência e da segurança pública à luz de alguns artigos da Constituição Federal, apresentou os maiores desafios atuais na esfera do judiciário e propôs ações concretas que visem à superação das causas e dos fatores da insegurança.

A reflexão posterior foi do promotor de Justiça da comarca de Major Izidoro, Dr. Hamilton Carneiro, que versou sobre as causas estruturais da insegurança e da violência, e discorreu sobre a função constitucional do Ministério Público qual órgão imprescindível, no Estado democrático de direito, para a garantia dos direitos fundamentais da pessoa humana.

O último membro da mesa a falar foi o Major Valle, comandante do 7º Batalhão da Polícia Militar, com sede em Santana do Ipanema, que, em nome da Polícia Militar de Alagoas, falou sobre a função constitucional das polícias militar e civil, a sua atuação no interior do estado, suas conquistas e seus desafios.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This