CNBB

Terça, Ago 04th

Last updateSeg, 03 Ago 2015 6pm

Você está aqui: Home Afrobrasileira

Afrobrasileira Pastoral Afrobrasileira

Conenc debate a construção de uma sociedade justa e solidária

Realizado a cada três anos, o Congresso Nacional das Entidades Negras Católicas (Conenc) tem a finalidade de discutir sobre proposições e compromissos para novas estratégias de atuação. A oitava edição do evento ocorreu na diocese de Duque de Caxias (RJ), entre os dias 16 e 19 de julho. Este ano, o Conenc abordou o tema “Profetismo: Construir uma sociedade justa e solidária” e o  lema "Chamei você para o serviço da Justiça" (Is 42,6). Acompanhou o encontro o assessor nacional da Pastoral Afro-Brasileira, padre Jurandyr Azevedo Araújo.

Leia mais:Conenc debate a construção de uma sociedade justa e solidária

Conequinho do Sul 3 discute o profetismo na construção de uma sociedade justa

Cerca de 40 líderes da Pastoral Afro-brasileira das dioceses do regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) participaram, nos dias 4 e 5 de julho, do Conequinho, em preparação ao Congresso Nacional das Entidades Negras Católicas (CONENCs). O evento foi uma inciativa do bispo referencial para a Pastoral Afro-brasileira no regional e bispo de Bagé, dom Gílio Felício.

Leia mais:Conequinho do Sul 3 discute o profetismo na construção de uma sociedade justa

Regional Sul 1 realiza Conenquinho

DivulgaçãoCerca de 80 agentes da Pastoral Afro-Brasileira do regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizaram, no dia 31 de maio, o Conenquinho, encontro local de preparação para o VIII Congresso Nacional da Entidades Negras Católicas (Conenc). O evento realizado no Centro de Pastoral Belém, em São Paulo (SP), teve como tema “Profetismo, construindo uma sociedade justa e solidária” e lema “Chamei você para o serviço da justiça”.

Leia mais:Regional Sul 1 realiza Conenquinho

Pastoral Afro divulga mensagem para o dia 13 de maio

A Pastoral Afro-Brasileira divulgou uma mensagem por ocasião dos 127 anos da abolição da escravatura no Brasil. Ao reconhecer que o acontecimento foi marcante para o país, o texto afirma que é necessário um complemento, "pois a abolição da escravatura é uma obra inconclusa, devido às precárias condições de vida da população negra". A Pastoral posiciona-se ao lado daqueles que são marginalizados, renova a solidariedade e indica a adoção de políticas publicas e ações afirmativas " em prol da melhoria das condições de vida da população Afro-brasileira".

Leia na íntegra:

Leia mais:Pastoral Afro divulga mensagem para o dia 13 de maio

Pastoral Afro prepara lideranças para o Congresso de Entidades Negras Católicas

A Pastoral Afro-brasileira da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está em fase de preparação para o VIII Congresso Nacional das Entidades Negras Católicas (Conenc), que acontecerá de 16 a 19 de julho de 2015. Em vista do encontro, a Pastoral articula as lideranças das regiões para que os Conencs sejam realizados nos regionais, nas dioceses ou paróquias, a partir do texto-base feito pela comissão da Pastoral Afro da diocese de Duque de Caxias (RJ). 

Leia mais:Pastoral Afro prepara lideranças para o Congresso de Entidades Negras Católicas

Bispos referenciais da Pastoral Afro-Brasileira reúnem-se em Brasília

Os bispos negros e referenciais da Pastoral Afro-Brasileira da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) reuniram-se na sede da entidade, em Brasília (DF), nos dias 24 e 25 de novembro. O objetivo do encontro foi o de avaliar ações do ano de 2014 e preparar atividades para o próximo ano.

Leia mais:Bispos referenciais da Pastoral Afro-Brasileira reúnem-se em Brasília

Pastoral Afro-Brasileira celebra Dia da Consciência Negra

Hoje, dia 20 de novembro, é celebrado, em todo o Brasil, o Dia da Consciência Negra. Nesta data são enfatizadas as articulações e reflexões sobre direitos, igualdade de oportunidades, liberdade e reconhecimento do povo de descendência africana. 

Durante entrevista coletiva à imprensa, nesta quinta-feira, o arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis, lembrou que os negros sofrem as consequências da escravidão até os dias hoje. "Por isso mesmo, nós procuramos saudar essa dívida social com os negros que tanto contribuem para a cultura, a história, o desenvolvimento  e elementos religiosos do país".

Leia mais:Pastoral Afro-Brasileira celebra Dia da Consciência Negra

Campanhas

Leigos

Liturgia em Mutirão III

Paz

Clique aqui para baixar o banner do Ano da Paz.