CNBB

Sábado, Dez 20th

Last updateSeg, 22 Dez 2014 9am

Você está aqui: Home Afrobrasileira

Afrobrasileira Pastoral Afrobrasileira

Pastoral Afro prepara lideranças para o Congresso de Entidades Negras Católicas

A Pastoral Afro-brasileira da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está em fase de preparação para o VIII Congresso Nacional das Entidades Negras Católicas (Conenc), que acontecerá de 16 a 19 de julho de 2015. Em vista do encontro, a Pastoral articula as lideranças das regiões para que os Conencs sejam realizados nos regionais, nas dioceses ou paróquias, a partir do texto-base feito pela comissão da Pastoral Afro da diocese de Duque de Caxias (RJ). 

Leia mais:Pastoral Afro prepara lideranças para o Congresso de Entidades Negras Católicas

Bispos referenciais da Pastoral Afro-Brasileira reúnem-se em Brasília

Os bispos negros e referenciais da Pastoral Afro-Brasileira da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) reuniram-se na sede da entidade, em Brasília (DF), nos dias 24 e 25 de novembro. O objetivo do encontro foi o de avaliar ações do ano de 2014 e preparar atividades para o próximo ano.

Leia mais:Bispos referenciais da Pastoral Afro-Brasileira reúnem-se em Brasília

Pastoral Afro-Brasileira celebra Dia da Consciência Negra

Hoje, dia 20 de novembro, é celebrado, em todo o Brasil, o Dia da Consciência Negra. Nesta data são enfatizadas as articulações e reflexões sobre direitos, igualdade de oportunidades, liberdade e reconhecimento do povo de descendência africana. 

Durante entrevista coletiva à imprensa, nesta quinta-feira, o arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis, lembrou que os negros sofrem as consequências da escravidão até os dias hoje. "Por isso mesmo, nós procuramos saudar essa dívida social com os negros que tanto contribuem para a cultura, a história, o desenvolvimento  e elementos religiosos do país".

Leia mais:Pastoral Afro-Brasileira celebra Dia da Consciência Negra

Pastoral Afro-Brasileira celebra consciência negra no Santuário Nacional

A XVIII Romaria das Comunidade Negras ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida (SP), promovida pela Pastoral Afro-brasileira da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no dia 1º de novembro, reuniu dezenas de integrantes de grupos e comunidades ligados à Pastoral. A festa, chamada de quizomba, foi um momento para celebrar conquistas e fazer reflexões sobre preconceito, discriminação e promoção de igualdade racial para inclusão e políticas afirmativas em favor de negros e negras. O tema desta edição da romaria foi “Escravos de ontem, excluídos de hoje” e o lema “Com a Mãe Negra, queremos solidariedade e compromisso”.

Leia mais:Pastoral Afro-Brasileira celebra consciência negra no Santuário Nacional

Pastoral Afro promove Romaria a Aparecida

A Pastoral Afro-brasileira da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove no dia 1º de novembro a XVIII Romaria das Comunidade Negras ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. O grupo pretende celebrar conquistas e fazer reflexões sobre preconceito, discriminação e promoção de igualdade racial para inclusão e políticas afirmativas em favor de negros e negras.

Leia mais:Pastoral Afro promove Romaria a Aparecida

Educadoras negras elaboram subsídio sobre "Educação Étnico-Racial"

Estudos, pesquisas, partilhas de vida, registros de experiências e sistematização do trabalho das Educadoras Negras da Pastoral Afro-Brasileira, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), possibilitaram a elaboração de um subsídio com informações e estratégias pedagógicas para valorizar a diversidade e compreender e superar o preconceito, a violência e a discriminação racial nas relações educacionais das escolas brasileiras.

Leia mais:Educadoras negras elaboram subsídio sobre "Educação Étnico-Racial"

Comissão prepara Congresso das Entidades Negras Católicas

Para preparar o VIII Congresso Nacional das Entidades Negras Católicas (Conenc), a comissão executiva do evento reuniu-se, no dia 19 de julho, em São João de Meriti (RJ). Na ocasião, foram aprovados o texto-base do Congresso, regimento interno e a carta de convocação.

Leia mais:Comissão prepara Congresso das Entidades Negras Católicas

Campanha da Fraternidade

CE 2014

Liturgia em Mutirão III