Agentes da Pascom debatem Documento de Estudo 101 da CNBB

Cerca de 80 agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) das arquidioceses e dioceses que integram o Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo), reuniram-se de 18 a 20 de novembro, em Jundiaí (SP), para discutir sobre “A comunicação na vida e missão da Igreja no Brasil”. O evento, promovido pela Pastoral da Comunicação realizou-se no Centro de Convivência “Mãe do Bom Conselho”, no bairro Colônia.

De acordo com informações da coordenação do evento, o objetivo do encontro foi promover e debater uma reflexão sobre o Documento de Estudos 101 da CNBB “A comunicação na vida e missão da Igreja no Brasil”, além de ser uma oportunidade para troca de experiências, reflexões e intercâmbio, entre os agentes dessa Pastoral no Regional.

Para contribuir com esse debate, foi convidado o jornalista e diretor artístico da Rede Aparecida de Televisão, padre Evaldo César de Souza, que nos três dias falou sobre o tema do encontro.

Inicialmente o padre Evaldo apresentou um apanhado geral sobre o significado da comunicação e sua evolução ao longo da história, passando por teorias da comunicação, símbolos, e semiótica, contextualizando com a evolução dos meios e os caminhos trilhados pela Igreja no que se refere ao assunto comunicação.

Para o padre, a Pascom deve ser uma pastoral que dá força orgânica as demais pastorais existentes na Igreja, com o desafio de trabalhar na sociedade midiática (de informação). Ele destacou pontos importantes do Estudo 101, traçando um paralelo com suas experiências como profissional de comunicação na TV Aparecida, dando pistas importantes para que os agentes possam desenvolvê-las em suas arquidioceses.

O bispo de Jundiaí, dom Vicente Costa, acolheu todos os participantes na noite de abertura e presidiu a missa no sábado. Dirigida aos participantes, foi lida na abertura do encontro, a mensagem da Presidência do Regional Sul 1, onde se destacam as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.

Dom José Moreira de Melo, bispo referencial da Pascom no Regional esteve presente durante todo encontro, que também contou com a presença da irmã Maria Celeste Ghilslandi, assessora da Pascom, do padre Marcos Vinícius (coordenador) e demais membros da coordenação da Pascom no Regional.

Além dos agentes da Pastoral da Comunicação, participaram também do evento profissionais da área, estudantes e representantes da mídia católica.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This