Simpósio de Missiologia discute compromissos com a missão permanente e prepara Congresso Missionário Americano

Texto de estudos da CNBB sobre Missão e Cooperação Missionária foi apresentado no evento

Termina nesta quarta-feira, 02, o 2º Simpósio Internacional de Missiologia, iniciado no domingo, 28, na cidade de Pando, a 100 quilômetros de Montevidéu, no Uruguai. O evento acontece em preparação ao 5º Congresso Missionário Americano (CAM 5), que será realizado no próximo ano, na Bolívia. O objetivo é propor pistas de ação para o Continente inspirado no tema “América em missão, o Evangelho é alegria”.

O evento reúne cerca de 80 representantes das Pontifícias Obras Missionárias (POM), organismos e conferências episcopais de 22 países do Continente americano, inclusive do Brasil, e convidados da Europa. São leigos e leigas, religiosos e religiosas, padres, bispos, diáconos, teólogos, biblistas e animadores missionários empenhados em aprofundar o compromisso das Igrejas locais com a missão permanente.

O encontro iniciou com uma missa na catedral de Montevidéu, no domingo, que foi presidida pelo arcebispo local, cardeal Daniel Fernando Sturla Berhouet. Mais tarde, durante a cerimônia de abertura do Simpósio, o bispo da diocese de Canelones (Uruguai), que sedia o evento, dom Alberto Sanguinetti, acolheu os participantes e desejou um frutuoso trabalho

O presidente da Conferência Episcopal da Bolívia, dom Ricardo Centellas, ressaltou o impulso missionário surgido da Conferência do Episcopado Latino Americano de Aparecida, realizada em 2007, e recentemente, do papa Francisco. “Este Simpósio refresca esses impulsos rumo a uma conversão missionária no processo de preparação ao CAM 5. Que estas reflexões nos ajudem a darmos passos históricos para uma Igreja mais missionária”, desejou o bispo, cuja Conferência Episcopal está à frente da preparação para o 5º Congresso.

Participação do Brasil

O bispo de Luziânia (GO), dom Waldemar Passini Dalbello, participa do encontro como representante do Departamento da Missão do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam). Ele destacou a comunhão e a integração entre os organismos da Igreja no Continente para alcançar a todos. “Precisamos olhar para a missão entre nós, vizinhos, mas também ter o coração aberto e mãos dadas com os que estão distantes para realizar a missão de Deus”.

Além de dom Waldemar Passini Dalbello, do Brasil participam do Simpósio o assessor da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, padre Sidnei Marcos Dornelas; o diretor das POM, padre Camilo Pauletti; o secretário executivo do Centro Cultural Missionário (CCM), padre Estêvão Raschietti; e o secretário da Pontifícia União Missionária, padre Jaime Carlos Patias.

Missão e Cooperação Missionária

A programação do Simpósio contou com conferências, fóruns temáticos, debates e celebrações. Em um dos momentos de exposição, o diretor do CCM, padre Estêvão Raschietti, falou sobre os âmbitos, prioridades e tarefas da missão na América, apresentando o conteúdo do Estudo 108 da CNBB, “Missão e a Cooperação Missionária – Orientações para a animação missionária da Igreja no Brasil”. O texto foi elaborado pelo Conselho Missionário Nacional (Comina) e considerado uma grande contribuição para os debates do Simpósio.

Partindo do mandato missionário (Mt 28, 19-20) e retomando o Decreto Ad Gentes do Vaticano II, padre Estêvão recordou que “a Igreja peregrina é missionária por natureza”. “Essa é sua vocação própria, sua identidade mais profunda”. Padre Estevão falou ainda sobre o contexto sociocultural, da necessidade de uma conversão pastoral e renovação missionária, propostas pelo Documento de Aparecida.

Além das conferências, foram realizados grupos de trabalho para aprofundar o conteúdo e seis fóruns temáticos. Missão e ecologia, missão e família, missão e educação, missão e catequese, novas formas de cooperação missionária e tarefa das Pontifícias Obras Missionárias nas Igrejas locais foram os temas trabalhados.

Com informações e foto das Pontifícias Obras Missionárias (POM)

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This