Análise de conjuntura é apresentada ao Conselho Permanente da CNBB

Uma análise de conjuntura foi apresentada por uma equipe de especialistas nesta quinta-feira, 24, na Reunião Ordinária do Conselho Permanente da CNBB. O texto, que não é documento oficial da Conferência, faz uma análise das relações Brasil-Irã, com foco no enriquecimento de urânio daquele país e as sanções internacionais que vem sofrendo. Além disso, ainda no cenário internacional, o texto analisa também as repercussões da crise financeira na Europa.

A análise de conjuntura destaca, no campo nacional, o papel da comunicação no cenário das eleições, bem como na repercussão de campanhas. “A experiência da ‘Ficha Limpa’ e de outras campanhas sugere para se contribuir para uma sociedade melhor, mais participativa e humana, que se tente mobilizar a rede de comunicação disponível (rádio, TV, internet) para um “observatório” permanente”, diz o texto.

Sobre os movimentos sociais a análise frisa a importância da Assembleia Popular Nacional, que aconteceu no início do mês em Luziânia (GO) e reuniu pastorais e movimentos sociais de todas as regiões do país. Segundo o texto, o evento foi “uma resposta à crise civilizatória e à crise do Estado atual”. “Estes setores estão sendo protagonistas políticos ao se lançarem o desafio da construção de um novo modelo civilizatório e de um novo tipo de Estado. Para tanto, se abrem às contribuições dos povos indígenas e das populações tradicionais, que constituíram sociedades baseadas no equilíbrio interno e na convivência harmônica com a natureza”.

Leia texto na íntegra

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This