Anunciar a beleza de ser e de se ter uma família

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo de Campos (RJ)

O domingo passado, 05 de outubro foi inaugurada em sessão solene pelo Papa Francisco a III Assembléia Geral do Sínodo dos Bispos com a temática: “Os desafios pastorais sobre a família no contexto da Nova Evangelização”.

Está claro que a perspectiva é colocar-se sobre o olhar do Bom Pastor e aproximar-se das feridas, dificuldades, e contradições que enfrenta a família hoje. A começar pela sua vivência e definição, pois muitas tendências tencionam desconstruí-la e reinventá-la a seu parecer arbitrário deslocado da lei da criação. Por outra parte o impacto dos processos sociais tem minado e esboroado os relacionamentos familiares, gerando situações dolorosas de separação, crises, e novas uniões. Verifica-se também uma atitude individualista e egoísta que leva a desconsiderar o compromisso com a aliança conjugal e o projeto de construir uma família. Diante da transmissão da vida e da procriação, está presente muitas vezes uma vontade de reduzir ao máximo a prole, e ver nos filhos um empecilho para o desfrute do prazer antes que um dom precioso de Deus.

As uniões cívicas homo afetivas muito embora ainda reduzidas levantam questionamentos sobre a antropologia cristã alicerçada na complementaridade e unidade entre o homem e a mulher, no projeto do Pai de ser uma só carne. Mas o Sínodo além de estudar estas situações de perplexidade e de desafios emergentes, buscará saídas pastorais, desencadeando na família o processo da nova Evangelização, que despertará novas formas de viver e transmitir a fé no âmbito da família.

Redescobrindo o valor e a beleza de ser e de se ter uma família, experiência que nos revela a Trindade Santa e que nos educa para o amor pessoal, conjugal e fraterno.

O mundo precisa muito de ir ao encontro da família, pois ela éo manancial da vida, da paz e da solidariedade que vincula profundamente a pessoa humana fazendo acontecer o espaço da convivência mais amorosa, acolhedora e terna, espelho e ícone do Deus Uno e Trino.

Deus seja louvado!

 

 

 

 

Tags:

leia também