Arquidiocese de Palmas promove formação para catequistas

Reflexão sobre “Bíblia: Conhecer, Aprofundar e dar Frutos” e abertura do ano catequético por dom Pedro Brito

A arquidiocese de Palmas (TO) realizou, nos dias 11 e 12 de fevereiro, formação catequética com o tema “Bíblia: Conhecer, Aprofundar e dar Frutos” e o lema “Tua Palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho”. A iniciativa foi assessorada pelo frei Ildo Perondi, capuchinho da Província de São Lourenço de Brindes, e contou com a participação de cerca de 300 catequistas, entre iniciantes e veteranos.

O arcebispo metropolitano, dom Pedro Brito Guimarães, fez a abertura do encontro. Após dar as boas-vindas aos participantes disse que, a partir daquele momento estava aberto o Ano Catequético 2017 na arquidiocese, onde, de acordo com ele, “primeiro o catequista se forma para depois formar pessoas”.

A formação teve como base os Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João. Segundo frei Ildo, o último ajuda a interpretar os outros três: “João dá uma interpretação mais profunda da vida de Jesus, nos ensina como devemos ler os outros três Evangelhos, não ficar só nas superfícies das coisas, mas penetrar dentro delas para compreender aquilo que a mensagem quer dizer, interpretar”.

De acordo com a catequista Manuela Neves, da paróquia São Cristóvão, as explicações do frei Ildo a fizeram ter um novo olhar e gosto pela Palavra. “Meu olhar para a Bíblia hoje está mais claro e mais curioso para compreendê-la”, disse. Já a catequista Fabiane afirmou que o encontro a fez enxergar de uma outra forma os Evangelhos. “Continuo amando a formalidade do Evangelista Mateus, mas tocada na alma por Marcos e Lucas, nunca tinha tido um olhar como esse que nos foi apresentado sobre os Evangelhos”, revelou.

Sobre a avaliação final do encontro, a equipe de coordenação disse que foi positiva: “Ficamos muito felizes e agradecidos a Deus pelas bênçãos alcançadas ao final da formação, um brilho diferente no olhar de nossos catequistas era visível, um sorriso de contentamento e alegria estampava-se nas suas faces, animados e revigorados para recomeçar as atividades de mais um ano de catequese”.

Com informações e foto da arquidiocese de Palmas

 

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This