Arquidiocese de Passo Fundo celebra “Semana do Migrante”

Programação seguirá  até domingo, 19

A arquidiocese de Passo Fundo (RS), preocupada com a realidade dos migrantes em diversos municípios da região, promove nestes dias a Semana das Migrações. A programação iniciou no último domingo, 12, com uma celebração na catedral metropolitana.

Na quarta-feira, 15, a Pastoral das Migrações realizou a segunda atividade da Semana. Agentes de pastoral, lideranças comunitárias e interessados no tema participaram de um estudo sobre a mensagem do papa Francisco para o Dia Mundial do Emigrante e do Refugiado de 2016.

O estudo, conduzido pela irmã Norma Kleinubing, articuladora da Pastoral das Migrações na arquidiocese, destacou de forma especial a importância do papel da Igreja em colocar-se ao lado de todos aqueles que se esforçam para defender os direitos de cada pessoa a viver com dignidade.

O encontro também contou com a participação do haitiano, Saurel Louis. O jovem, morador de Marau, chegou ao Brasil há 2 anos e relatou ao grupo as dificuldades e as alegrias que vivencia no dia a dia, como migrante. “Tenho filho, esposa, mãe e família no Haiti. Sinto falta deles, muita saudade”, ressaltou Saurel.

Mensagem do papa

Na mensagem do papa para o Dia Mundial do Emigrante e do Refugiado 2016, Francisco parte de uma análise da realidade migratória do nosso tempo e afirma que “a presença dos imigrantes e refugiados interpela seriamente as sociedades que os acolhem e provocam mudanças de identidade de uns e outros”. Para ele, é preciso um cuidado especial para não se reduzir as migrações à dimensão política e normativa, somente as implicações econômicas ou, ainda, a mera existência de culturas diferentes no mesmo território.

O texto alerta ainda para as necessárias ações da sociedade e dos meios de comunicação. “É indispensável que a opinião pública seja formada de modo correto”, ressalta o pontífice.

Semana das Migrações

A programação da Semana das Migrações na diocese de Passo Fundo seguirá até domingo, 19, com as seguintes atividades:

Sábado, às 14h: Mesa de Diálogo com o professor João Carlos Tedesco, com o tema “As razões da Migração” e intervenção de imigrantes, no Colégio Bom Conselho.

Domingo, às 15h: Piquenique intercultural e encerramento, na Praça Santa Teresinha.

Com informações e foto da arquidiocese de Passo Fundo

 

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This