Arquidiocese de São Paulo nega fechamento da Associação Reciclázaro

A arquidiocese de São Paulo emitiu uma nota, no dia 31 de dezembro, desmentindo as notícias que vinham sendo divulgadas sobre a desativação da Associação Reciclázaro, entidade com 13 anos de atuação no apoio a populações em situação de risco social, no estado de São Paulo.

Na nota assinada pelo vigário episcopal para a Pastoral da Comunicação, cônego Antônio Aparecido Pereira, diz que “não houve nenhuma decisão da Autoridade Arquidiocesana sobre a desativação do Reciclázaro; tais notícias, portanto, são falsas e não passam de especulação”.

A associação Reciclázaro atua na acolhida e implementação de programas de reinserção de populações em situação de vulnerabilidade social (população de rua, pessoas vítimas de violência e exploração sexual, portadores de necessidades especiais, idosos, portadores do vírus HIV, dependentes químicos e outras em situação de exclusão social grave). Cerca de 950 pessoas passam diariamente pelos programas de reinclusão mantidos pela ONG.

Leia abaixo nota de esclarecimento da arquidiocese de São Paulo:

Nota de Esclarecimento

A Arquidiocese de São Paulo esclarece, tendo em vista notícias difundidas sobre a suposta desativação da Associação RECICLÁZARO, na Paróquia São João Maria Vianney (Região Lapa desta Arquidiocese), o que segue:

1. Não houve nenhuma decisão da Autoridade Arquidiocesana sobre a desativação do RECICLÁZARO; tais notícias, portanto, são falsas e não passam de especulação;

2. A transferência do atual Pároco, Pe. José Carlos Spínola, da Paróquia S.João Maria Vianney para outra Paróquia é uma decisão pastoral da Arquidiocese e faz parte normal da prática eclesial; os padres, de tempos em tempos, são transferidos e recebem novas missões. Tal decisão, porém, não implica na desativação da obra social do RECICLÁZARO.

3. Deseja a Arquidiocese que sejam apoiadas as obras sociais ligadas à Igreja, e constituídas de maneira adequada, para que possam beneficiar  da melhor forma os pobres e demais pessoas necessitadas de nossa cidade.

São Paulo, 31 de dezembro de 2010

Cônego Antônio Aparecido Pereira
Vigário Episcopal para a Pastoral da Comunicação

Tags:

leia também