Arquidiocese de São Paulo reúne congregações e institutos religiosos para discutir missão

O Conselho Missionário da Arquidiocese de São Paulo e o Secretariado de Pastoral promoveram, no sábado, 9, um encontro com representantes de várias congregações e institutos religiosos para discutir sua participação missionária na arquidiocese de São Paulo. Na arquidiocese estão presentes 158 Congregações e Institutos masculinos e 267 femininos.

“Como responsável desta Igreja, tenho o dever de animar e encorajar todas as iniciativas, para que não só estejam fisicamente, mas também eclesialmente presentes”, disse o arcebispo de São Paulo, cardeal dom Odilo Pedro Scherer..

O bispo emérito de Blumenau (SC), dom Angélico Sândalo Bernardino, que já foi bispo auxiliar de São Paulo, foi um dos conferencistas do encontro e destacou as prioridades na ação evangelizadora da Igreja.

“Não adianta mais ser a Igreja do ‘vem’; temos de ser a Igreja do ‘vai’. Nós somos convocados por Jesus. Essa é a nossa honra. Hoje as nossas estruturas e a nossa maneira de ser precisam ser revistas. Precisamos colocar o pé na realidade. Há muita coisa maravilhosa acontecendo, mas vivemos num tempo de crise. E não adianta ficarmos na poesia”, destacou dom Angélico.

O Conselho concluiu que é necessáriointensificar a formação missionária dos leigos e do clero e criar novos Conselhos Missionários nas Regiões Episcopais. Além disso, o Conselho entendeu  que é preciso usar os meios de comunicação missionários  como revistas e sites e organizar jornadas missionárias com mutirões e vigílias durante o mês de missionário, celebrado em outubro.

“Temos uma preocupação missionária e por isso queremos convocar todas as forças para melhorar o trabalho de conjunto enquanto Igreja. As propostas nos mostram o caminho e ajudarão, não só na Pastoral, mas também na formação do clero e dos leigos”, avaliou o coordenador de pastoral da arquidiocese, padre Marcelo Maróstica.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This