Arquidiocese firma acordo com TJ para ajudar na ressocialização de presos

O arcebispo de Salvador, dom Murilo Krieger, a presidente do Tribunal de Justiça, Telma Brito, e o sub-secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização do estado da Bahia (Seap), Carlos Sodré, assinaram na manhã desta terça-feira, 23, o termo de acordo e cooperação técnica do programa “Começar de Novo”. Após a solenidade de assinaturas foi realizada uma mesa redonda nos estúdios da Rádio Excelsior da Bahia. “É muito importante um gesto como este. Toda a sociedade deve estar envolvida e deve dar a sua contribuição. Que Deus abençoe os que vão trabalhar e aqueles que serão reinseridos na sociedade”, afirmou dom Murilo Krieger.

Concebido para sensibilizar órgãos públicos e a sociedade civil, o programa Começar de Novo é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça que visa promover a ressocialização e a consequente inserção social de presos, egressos, cumpridores de penas alternativas e também de adolescentes em conflitos com a lei, além de reduzir a reincidência na prática criminal. De acordo com Telma Brito, o Programa Começar de Novo é de suma importância para a sociedade.

“A relevância do Começar de Novo é ímpar e o Poder Judiciário está convencido do papel que exerce na reintegração do apenado à sociedade. Temos que adotar ações e medidas que assegurem a recuperação dos egressos”, destacou a presidente do TJ.

A Igreja sempre se fez presente nos cárceres, levando uma voz de conforto, fé e esperança aos apenados. Em Salvador, esta voz se faz por meio da Pastoral Carcerária da arquidiocese. Durante a assinatura do acordo, empresas da iniciativa privada também firmaram parceria com o programa.

“Os egressos precisam trabalhar, serem respeitados e tratados como seres humanos. Se fala muito em reincidência, mas na verdade é falta de oportunidade”, afirmou a irmã Maria de Fátima Nery, que há 25 anos trabalha na Pastoral Carcerária.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This