CNBB

Sábado, Ago 30th

Last updateSex, 29 Ago 2014 8pm

Você está aqui: Home Articulistas Dom Luiz Demétrio Valentini Mensagem de Páscoa - 2009

Articulistas

Mensagem de Páscoa - 2009

Conduzidos pela Providência, temos a alegria de celebrar a Páscoa deste ano.  Com ela, queremos renovar nossa confiança em Deus, que na morte de Cristo nos dá a certeza do seu amor, e na sua ressurreição nos garante a esperança de nossa salvação.

Páscoa é sempre bem vinda. Mais ainda neste ano de 2009. À sua luz podemos compreender melhor os acontecimentos que nos envolvem, para discernirmos os caminhos por onde Deus quer nos conduzir.

A Campanha da Fraternidade mostrou quanto nossa segurança depende de Deus, e quanto precisamos da justiça e da solidariedade para vivermos a paz que todos sonhamos.

A realidade mundial nos mostra um mundo em profunda crise, e a Igreja angustiada diante dos difíceis desafios que a realidade coloca hoje à nossa consciência cristã.

Quando avisaram a Jesus que seu amigo Lázaro estava doente, ele não se apressou em visitá-lo. Disse que aquela doença era para manifestar os desígnios de Deus, e deixou que Lázaro morresse, para depois ressuscitá-lo.

Também diante desta crise não adianta ter pressa. Pois ela deve, primeiro, levar à morte muitas ilusões, produzidas por um modelo de civilização marcado pela injustiça e pela desigualdade, produtoras de miséria e de violência.

Com a crise, Deus quer nos ensinar os caminhos do respeito por sua natureza, de justiça em nossa organização social, e de fraternidade em nossos relacionamentos humanos.

Em nossa Diocese, a Páscoa deste ano nos encaminha para um tempo muito fecundo e abençoado. Estamos nos aproximando dos 50 anos de nossa Diocese.

Por isto, nesta Páscoa venho convocar toda a Diocese a celebrar um ANO JUBILAR, que terá seu início na romaria deste ano, em 16 de agosto, para ser concluído na romaria de 2.010, no dia em que a Diocese estará completando 50 anos de sua implantação.

Com a certeza de contarmos com a graça de Deus para superar as dificuldades e para cumprir nossa missão, renovo meus votos de Feliz Páscoa, convidando a todos a se associarem desde agora às alegrias do jubileu de ouro de nossa Diocese.

Dom Luiz Demétrio Valentini

Liturgia em Mutirão III

Amazônia

Copa do Mundo