Assembleia da Cáritas Internacional marca o início das celebrações dos 60 anos de fundação da instituição

Acontece de 22 a 27 deste mês, em Roma, a Assembleia Geral da Cáritas Internacional, que neste ano completa 60 anos de serviço em favor dos necessitados. Participam do evento mais de 300 delegados do mundo inteiro e será eleita a nova presidência do organismo para os próximos quatro anos. Os delegados serão recebidos pelo papa Bento XVI no próximo dia 27.

A Assembleia abordará o tema “Pobreza zero. Agir agora” e serão lembradas as pessoas que trabalham cotidianamente na luta contra a pobreza, como os voluntários, por ocasião do Ano Europeu do Voluntariado.

Durante o encontro será aprovado o Plano de Ação da Cáritas Internacional de 2011 a 2015. Será também uma ocasião importante para troca de experiências, confronto e planejamento de atividades no âmbito internacional.

“Celebramos, através de nossa fé e ações concretas, 60 anos de respostas ao sofrimento humano num mundo injusto. Devemos enfrentar ainda hoje, não obstante o progresso, situações de pobreza e emergências humanitárias que estão aumentando, além das mudanças climáticas”, disse o arcebispo de Tegucigalpa, cardeal Oscar Rodriguez Maradiaga, atul presidente da Cáritas Internacional.

A Assembleia Geral se realiza num momento importante para a Cáritas, cujos Estatutos e Regulamentos estão sendo revisados pela Santa Sé. No próximo dia 22, participarão do encontro, o Secretário de Estado, cardeal Tarcisio Bertone, e o presidente do Pontifício Conselho ‘Cor Unum’, cardeal Robert Sarah.

Já no dia 23, a assembleia contará com as palestras do presidente do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson, e do pregador da Casa Pontifícia, frei Raniero Cantalamessa.

Tags:

leia também