Assembleia do CNLB debate “Vida no planeta”

“Leigos e leigas, discípulos e missionários de Cristo, comprometidos com a Vida no Planeta”. Este foi o tema da 30ª Assembleia do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), reunida no último final de semana, dias 23 a 26, em Belo Horizonte (MG). Participaram da reunião 150 pessoas, vindas das 17 Regionais da CNBB, incluindo representantes de movimentos religiosos, pastorais, associações leigas e entidades filiadas ao CNLB.

Estiveram presentes, ainda, o presidente da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB e bispo de Araçuaí (MG), dom Severino Clasen; o presidente da Comissão para o Laicato do Regional Leste 2 e bispo diocesano de Patos de Minas (MG), dom Cláudio Nóri Sturm; o bispo emérito de Foz do Iguaçu (PR), dom Laurindo Guizzardi, e o bispo emérito de Catanduva (SP), dom Celso Queiroz.

Além de discutir a competência do CNLB, a 30ª Assembleia ofereceu momentos de partilha sobre os avanços e dificuldades da caminhada dos leigos e leigos na Igreja e na sociedade, com assessoria do padre Alfredo Gonçalves, conhecido como padre Alfredinho. Ele destacou pontos sobre a identidade da Igreja e a importância do laicato na atual conjuntura eclesial.

A assembleia terminou com uma peregrinação dos participantes ao Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade e missa presidida pelo bispo emérito de Catanduva (SP), dom Antônio Celso de Queirós.

Tags:

leia também