Assembleia do Povo de Deus do Paraná discute DGAE e aprova Diretrizes Regionais

Terminou neste domingo, 25, a 33ª Assembleia do Povo de Deus do Regional Sul 2 da CNBB  (Paraná), encontro realizado na  Casa de Retiros Nossa Senhora do Mossunguê, em Curitiba (PR). O evento, que teve o objetivo de auxiliar as dioceses na elaboração de seus planos de pastorais, reuniu 18 dioceses do estado e discutiu o tema “Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE)”.

“Por uma paróquia renovada à Luz da Verbum Domini e das Diretrizes Nacionais” foi o tema da Assembleia que teve início no último dia 23 e envolveu a presidência do Regional, coordenadores diocesanos da Ação Evangelizadora, além de coordenadores de pastorais e movimentos em âmbito de estado.

domleonardosul2O secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, assessor do evento, explanou sobre o objetivo das novas DGAE, com ênfase nas cinco urgências pastorais. “As novas Diretrizes não são um plano, mas orientações práticas e teóricas acerca da realidade da Igreja do Brasil. As Diretrizes vêm orientar regionais e dioceses na formulação de seus Planos de Ação Evangelizadora (planos pastorais)”, esclareceu.

Em seu discurso, dom Leonardo insistiu para que partamos de Jesus Cristo e não de uma moral humana. “A cristandade está acima de qualquer moral, portanto, não devemos ser anunciadores de uma estrutura, mas de um Deus. Esta é a nossa missão e vocação”, destacou.

Os participantes trocaram experiências de caminhada pastoral e fizeram uma avaliação acerca das Diretrizes Regionais elaboradas por uma comissão da presidência, que incluiu ao texto das DGAE, análises da realidade paranaense e propostas de prioridades de ação. Na tarde do sábado e na manhã do domingo foram destinadas aos trabalhos em grupos, ao plenário e a aprovação das Diretrizes.

Após a conclusão do documento, em meados de outubro, o material será entregue às dioceses, pastorais e movimentos como um caminho de comunhão e unidade no trabalho de evangelização no Regional, afirmou o secretário dom Rafael Biernaski.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This