Assembleia Geral reunirá 600 consagrados e consagradas em Brasília

A Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB Nacional) reúne cerca de 600 religiosos e religiosas em Brasília, na Escola Paroquial Santo Antônio, de 15 a 19 de julho, para a Assembleia Geral da entidade. Na ocasião, será realizada a eleição da nova presidência que atuará de 2013 a 2016 em prol da Vida Religiosa do Brasil.

Sacerdote Jesuíta, Superior Provincial e membro da Diretoria da CRB Nacional como Conselheiro, Geraldo Kolling falou sobre a importância desse evento para a Vida Consagrada do Brasil: “Todo encontro pode ser significativo. A XXIII Assembleia Geral, por ser eletiva, pode ser de modo especial relevante para a caminhada da Vida Religiosa no Brasil, particularmente por aí se eleger nova Diretoria, criando estruturas menores (7 membros na Diretoria, sem Conselho Superior, por exemplo) e mais ágeis. Creio que é oportunidade favorável para convivência fraterna, reflexão séria e encaminhamentos fortes para os próximos três anos da Vida Religiosa Consagrada no Brasil”, relatou.

Durante a Assembleia biblistas, psicólogos, teólogos e missiólogos ajudarão no processo eletivo com algumas reflexões sobre a Vida Religiosa: ‘o que “a Vida Religiosa está conversando hoje, pelo caminho”; sinais que a Vida Religiosa ‘não reconheceu’ ao longo dos tempos; experiência de convidar, abrir a porta e “entregar a casa a Jesus’; compromisso missionário de voltar à causa (levantar-se, depressa, voltar), leitura humana do caminho (experiência) de Emaús”.

A votação será realizada por meio de urna eletrônica. Estarão presentes na Assembleia o representante da Sagrada Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica do Vaticano, o religioso padre Alessandro Perrone, rcj, que representa o Cardeal dom João Braz de Aviz; o Núncio Apostólico do Brasil, dom Giovanni D’Aniello; o presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, arcebispo de Palmas, dom Pedro Brito Guimarães; o secretário Geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, ofm; o bispo referencial da Vida Consagrada pela CNBB, dom Jaime Spengler; o arcebispo de Brasília, dom Sérgio da Rocha; o presidente Emérito da CRB Nacional, padre João Edênio Vale, svd; a presidente da Conferência Nacional dos Institutos Seculares, Helena Paludo; a representante da Ação Episcopal Alemã (Adveniat), Margit Wichelmann;  padre Deusmar Jesus da Silva que representa  padre Anselmo Matias Limbenger da Comissão de Presbíteros; o presidente da ANEC (Associação Nacional dos Institutos Seculares), padre José  Marinoni, sdb.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *