Regional Norte 1 promove curso de Leitura Orante da Bíblia em Manaus

Nos dias 3 a 5 foi a vez do Regional Norte 1 da CNBB (Norte do Amazonas e Roraima) receber o curso de Capacitação de Jovens para a Leitura Orante, mais conhecido como Lectionautas. Aproximadamente 40 jovens participaram do encontro, que aconteceu em Manaus (AM), cujo objetivo foi capacitar formadores para a leitura orante via internet.

cecliamanausO projeto Lectionautas, que é uma parceria das Sociedades Bíblicas Unidas e o Centro Bíblico para a América Latina (CEBIPAL), foi assumido no Brasil em 2009 pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB). Desde então, três Regionais (Nordeste 2 – Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte; Nordeste 4 – Piauí e Norte 1 – Norte do Amazonas e Roraima) já se beneficiaram com o curso.

“Percebemos uma sensibilidade e abertura de coração muito grande dos jovens para a Palavra de Deus. Ela é como um farol que projeta luzes sobre a vida cotidiana e ilumina a caminhada”, afirmou a assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética, da CNBB, Maria Cecília Rover, que coordena o projeto no Brasil.

O jovem que participa da capacitação, além dos exercícios de Leitura Orante, recebe um Manual e um Novo Testamento que serão seus instrumentos para multiplicarem o projeto em suas dioceses e paróquias.

IrenemanausSegundo a assessora da Comissão Episcopal para a Amazônia, da CNBB, irmã Maria Irene Lopes dos Santos, foi “fascinante” o trabalho vivenciado com os jovens do Regional. “Foi fascinante vivenciar com os jovens da Amazônia, os passos da leitura orante da Palavra de Deus. Começou ali uma grande amizade entre Jesus e os jovens, assim como os primeiros discípulos: Venham ver! Percebi em cada jovem o desejo de ser discípulo missionário em seu ambiente de missão”.

Os bispos auxiliares de Manaus, dom Mário Pasqualotto e dom Mário Antônio da Silva, prestigiaram o evento. Dom Mário Antônio da Silva presidiu a missa no domingo, 5, e salientou a importância da Leitura Orante  como caminho para o jovem encontrar-se com Jesus. Já dom Pasqualotto expressou seu agradecimento à CNBB e à SBB pela realização do encontro.

“Alegra-nos ver, no final do encontro, como os jovens saem animados e com compromissos bem concretos de multiplicar os encontros e praticar a Leitura Orante não apenas em seus grupos de jovens ou de catequistas, mas também em outros grupos que existem sem suas comunidades”, declarou Maria Cecília Rover.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This