Reunião ordinária do CONSEP

Uma das instâncias permanentes de trabalho da CNBB em vista a animação da ação evangelizadora da Igreja no Brasil é o Conselho Episcopal Pastoral (Consep) que se reúne, ordinariamente, várias vezes ao ano. Em geral, seus encontros se revezam, mensalmente, com as reuniões do Conselho Permanente da Conferência. Neste mês de setembro, a reunião está marcada para terça e quarta-feira, 18 e 19 de setembro. Será a primeira reunião do Conselho na sede provisória da CNBBMatriz que se localiza na área chamada de “Asa Norte” da capital federal.

Os participantes

Os membros do Consep são os bispos que compõem a presidência além daqueles que desempenham funções de confiança do episcopado – todos foram eleitos – em setores específicos da evangelização: Ministérios ordenados e vida consagrada; Liturgia; Animação Bíblico-Catequética; Cultura e educação; Ação social transformadora; Ação missionária e cooperação intereclesial; Ecumenismo e diálogo inter-religioso; Vida e Família; Doutrina da Fé; Juventude; Laicato e comunicação.

Além dos bispos que exercem a presidência em cada uma das comissões que respondem por cada uma dessas áreas, a reunião do Consep ainda acolhe a participação da assessoria da comissão episcopal especial para a Amazônia, representantes dos chamados Organismos do Povo de Deus – que representam os diáconos, os leigos, os religiosos, os institutos seculares –  e responsáveis executivos ou delegados dos organismos ligados à CNBB como a Cáritas e o Conselho Indigenista Missionário (CIMI). Participam do encontro as assessorias canônica e de política, além dos assessores das comissões episcopais e membros da Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP).

Trabalho e comunicação

O esquema de trabalho dos bispos, durante o encontro do Consep, é bastante carregado uma vez que realizam sessões em três turnos. Considerando a presença de bispos e assessores, os participantes da reunião representam a maior parte das regiões brasileiras. Os bispos que são presidentes das comissões, por exemplo, atuam nos seguintes estados: Rio Grande do Sul (1), Bahia (1), Paraná (1), Goiás (1), Maranhão (2), Rio de Janeiro (1), São Paulo (2), Santa Catarina (1), Minas Gerais (2).

A cobertura jornalística da reunião é feita pela equipe de assessoria de imprensa da Conferência e conta com ajuda de vários veículos de inspiração católica como Rede Católica de Rádio (RCR), Rede Vida e Canção Nova. Além disso, há emissão de release para uma longa lista de veículos de comunicação que inclui os maiores grupos de comunicação do Brasil que trabalham com jornais, TVs, revistas e internet.

 

Share This