“Autenticidade deve ser a arma do comunicador na era digital”, destaca primeira conferência do 4º ENJ/CNBB

Teve início na noite desta sexta-feira, 25, na Casa de Retiros Assunção, em Brasília, o 4º Encontro de Jornalistas das Dioceses, Regionais e Organismos da CNBB. O evento conta com a participação de 54 pessoas de várias regiões do país. Às 19h30, o jornalista da assessoria de imprensa da CNBB, Fúlvio Costa, abriu o evento fazendo memória dos três encontros já realizados.

Logo após, o subsecretário adjunto geral da CNBB, padre Antônio Silva da Paixão [Nequinho], foi o responsável pela primeira conferência do encontro. Ele comentou a Mensagem do papa Bento XVI para o 45º Dia Mundial das Comunicações, cujo tema é “Verdade, anúncio e autenticidade de vida na era digital”.

nequinho_enj“Você comunica aquilo que você é. Autenticidade deve ser a arma do comunicador na era digital. Você informa e partilha qualquer coisa, mas tudo vale?”, questionou padre Nequinho sobre os critérios de veiculação de informações. “Se seu site foi mais acessado do que todos, significa que você é mais verdadeiro?”, disse padre Nequinho lembrando a Mensagem do Papa. “O valor da verdade não pode ser medido pela atração que ela tem, nem pela popularidade. Se popularidade fosse critério de validade, Jesus não teria sido traído”, completou o pensamento.

O secretário adjunto da CNBB também destacou a importância da verdade na era digital. “É possível que a verdade [Jesus Cristo] na era digital seja anunciada com verdade e autenticidade, conforme fala o papa na sua Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações?”, provocou.

Padre Nequinho completou sua exposição afirmando que é preciso, por parte dos comunicadores, “coragem de se lançar sem fazer muito barulho, e sendo autêntico, sem dar valor ao que só tem audiência”. Segundo ele, “evangelização não é convencimento e sim proposta”.

Vejam as fotos do 1º Dia de Encontro no Flickr

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This