Bento XVI faz encontro de verão com ex-alunos

Aconteceu entre os dias 27 e 29, no Centro Mariápolis de Castel Gandolfo, o tradicional encontro de verão dos ex-alunos de Bento XVI, o chamado “Ratzinger Schülerkreis”: no centro dos colóquios, que se realiza a portas fechadas, o tema da hermenêutica, ou seja, a interpretação do Concílio Vaticano II. Os participantes foram cerca de 40, todos ex-alunos do professor Ratzinger, que discutiram suas teses com ele nos anos em que era docente na Alemanha.

O orador principal foi o arcebispo, dom Kurt Koch, ex-bispo da Basiléia, que foi nomeado em julho passado, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos. Dom Koch fará duas conferências: uma sobre “O Concílio Vaticano II, entre a tradição e a inovação. A hermenêutica da reforma entre a hermenêutica de uma continuidade com ruptura e de uma continuidade não-histórica”, a segunda sobre o “Sacrosanctum Concilium e a Reforma liturgia pós-conciliar”.

Na sexta-feira e no sábado, após as palavras de dom Koch, houve um espaço para a discussão sobre o tema, da qual toma parte também o Pontífice. No domingo houve um momento culminante: os ex-alunos participaram da celebração eucarística presidida por Bento XVI no Centro de Congressos Mariápolis.

A maioria dos participantes vem da Alemanha e Áustria. Além deles, tinha também um italiano, um irlandês, um holandês, um coreano e um indiano. Presentes ainda o arcebispo de Viena, cardeal Christoph Schönborn, o bispo auxiliar de Hamburgo, dom Hans-Jochen Jaschke, professores, sacerdotes, religiosos e leigos.

O primeiro encontro entre o professor Ratzinger e seus ex-alunos ocorreu em março de 1977, quando foi nomeado arcebispo de Munique e Freising. Desde então os encontros se repetem anualmente, sobre um determinado tema. No ano passado o tema foi “A missão ad gentes”. Este ano, portanto, foi abordado o tema do “Concílio Vaticano II”, cuja plena atuação Bento XVI colocou entre as prioridades do seu Pontificado.

Fonte: Rádio Vaticano

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This