Obra indicada: DRANE. John (Org.) Enciclopédia da Bíblia. São Paulo: Loyola, Paulinas, 2009. 320 p. 28×21,5cm. Ilustrada.
Autor (breve apresentação) :

Teólogo e biblista da Escócia (universidades de Durham e Manchester), protestante, com ampla atividade interconfessional/ecumênica.

Sinopse:

Obra de referência, ricamente ilustrada. Pode-se dizer que o texto é misturado às ilustrações, que preenchem as páginas inteiras.

A primeira parte resume a história bíblica, desde os patriarcas e seu mundo até as viagens de Paulo e as primeiras igrejas cristãs. A segunda parte apresetna os povos e imporérios do Antigo Oriente. A terceira, pçoarte, intitulada “o mundo da Bíblia”, é especialmente interessante e concreta; permite deslocar-se mentalmente para o mundo da Bíblia: o mundo natual, a vida familiar, o mundo social. A quarta parte trata de religião e culto. Depois de breve apresentaçao das crenças antigas, descreve amplamente o culto ao Deus de Israel e o culto das comunidades cristãs. A quinta parte é dedicada à vida a ao ensinamento de Jesus. Tabelas dos eventos da vida de Jesus, das parábola e dos milagres aumentam a praticidade da apresentação, que é muito respeitosa quanto aos dados mencionados nos evangelhos. A sexta parte apresenta a Bíblia livro a livro. A ordem dos livros do Antigo Testamento não é nem a judaica, nem a protestante, nem a católica, mas procura coincidir com a linha cronológica. Os dêuterocanônicos são tratados numa seção à parte. Também os escritos do Novo Testamento seguem uma ordem ditada por critérios histórico-literários, o que didaticamente pode ser interessante.

A última parte contém mapas gerais, índices de pessoas, lugares e temas, bem como um detalhado e mui útil índice remissivo.

Partes principais da obra:

1. Esboço da história bíblica.

2. Povos e impérios.

3. O mundo da Bíblia

3.1 O mundo natural da Bíblia

3.2 Vida familiar nos tempos da Bíblia

3.3 O mundo social da Bíblia

4. Religião e culto

5. Vida e ensinamento de Jesus

6. A Bíblia livro a livro

Por que essa obra é referencial ou relevante (justificar):

É uma enciclopédia ilustrada, muito prática não apenas para o usuário estudante, mas também para ser usada como implemento didático em aulas de catequese, grupos bíblicos etc. A abordagem dos temas, por autores de espírito ecumênico, é extremamente respeitosa para com as diversas tendências confessionais, porém, não conservadora, mas “de bom senso” quanto ao estado da ciência bíblica (aceita, por exemplo, os gêneros literários, a prioridade do Evangelho de Marcos etc.).

Responsável pelas informações (nome/ diocese/ instituição em que atua):

Pe. Johan Konings SJ – FAJE – Arquidiocese de Belo Horizonte, MG

Tags:

leia também