Bispos aprovam realização de Semana Missionária para as Igrejas da Amazônia

Outra proposta apresentada pela Comissão Episcopal para a Amazônia foi aprovada, nesta quinta-feira, 30, pela Assembleia da CNBB, que termina amanhã, 1º, em Itaici, Indaiatuba (SP). Trata-se da realização, em toda a Igreja do Brasil, de uma “Semana Missionária para as Igrejas da Amazônia”.Antes, foi aprovada também a criação de “Missionários Fidei Donum”, proposta apresentada pela mesma Comissão.

“A semana visa à mentalização de que o Brasil discute a importância da Amazônia”, disse o presidente da Comissão, dom Jayme Chemello, bispo de Pelotas (RS) e ex-presidente da CNBB. “Lá o evangelho chegou depois que já estava em muitos outros cantos do país”, disse dom Jaime, que é o presidente da Comissão, ressaltando a necessidade da Igreja ser mais presente na Amazônia.

Duas preocupações motivaram a apresentação da proposta. Primeiro, “a pobreza de recursos humanos, que impede a maioria daquele povo a se alimentar nas mesas da Palavra, da Eucaristia e dos outros sacramentos”. Em segundo lugar está a falta de recursos econômicos.

“Julgamos que chegou o tempo de nós, considerados habitantes do maior país católico do mundo, nos libertarmos da dependência das Igrejas européias e norte-americanas, sem entretanto desejar que suspendam suas ajudas”, diz o texto da proposta.

“Causou-me surpresa ver que os bispos perceberam a necessidade de ajuda econômica à Amazônia”, disse dom Jaime, lembrando, feliz, os 220 bispos que votaram “sim” à proposta que prevê também ajuda financeira à Igreja da Amazônia. “O Conselho Permanente [da CNBB] discutirá depois a forma dessa ajuda”, completou.

Não foi definida a data da Semana, mas tudo indica que será em outubro e consistirá em estudo, oração e reflexão sobre a Igreja da Amazônia com subsídios produzidos pela Comissão da Amazônia.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This