Bispos recebem Comenda Dom Helder Câmara no Senado

Às 11h da manhã de terça-feira, 11 de dezembro, no Senado Federal, foi concedida a Comenda Dom Helder Câmara a cinco cidadãos, entre os quais o cardeal dom Paulo Evaristo Arns, arcebispo emérito de São Paulo e dom José Maria Pires, arcebispo emérito da Paraíba.

A Comenda Dom Helder Câmara foi criada pelo Senado em 2010 para ser entregue a cidadãos que se destacaram na Defesa dos Direitos Humanos. Em outros anos também receberam a Comenda o cardeal dom Eugênio de Araújo Sales; o arcebispo dom Marcelo Pinto Carvalheira; os bispos dom Tomás Balduíno, dom Pedro Casaldáliga e dom Manuel da Cruz.

Dom Paulo Evaristo Arns nasceu em Forquilhinha, interior de Santa Catarina. Filho de pequenos agricultores, foi ordenado sacerdote em 1945. Durante 28 anos foi arcebispo de São Paulo. Na sua vida destacou-se principalmente pela sua luta em favor dos mais desfavorecidos da sociedade. Junto com a sua Irmã, Zilda Arns, em 1985, criou a pastoral da Criança.

Dom José Maria Pires foi arcebispo da Paraíba do período de março de 1966 a dezembro de 1995. Nasceu no interior de Minas Gerais, no Vale do Jequintinhonha. Diante da injustiça que os mais pobres sofriam, dedicou a sua vida à defendê-los criando o Centro de Defesa dos Direitos Humanos.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This