Brasil e Eleições – Nota do arcebispo de Brasília

Os bispos católicos do Brasil, conscientes da importância da política para a vida humana, e exercendo sua missão pastoral, têm se manifestado ao longo da campanha eleitoral em curso.

Neste sentido, a Conferência Nacional dos Bispos no Brasil (CNBB) publicou a Declaração sobre o Momento Político Nacional, por ocasião da Assembléia Geral, no dia 11 de maio de 2010.

Hoje, a Presidência divulgou a “Nota da CNBB na proximidade das eleições”, com a qual reafirma “o que diz a Declaração”, citando literalmente o documento para responder às “constantes interpelações” a respeito da posição da Igreja sobre o pleito eleitoral.

Como Arcebispo de Brasília, sede da Administração Central da República Federativa do Brasil, sinto-me no dever de me dirigir aos arquidiocesanos e aos residentes na Capital, para convidá-los a seguir as indicações da Declaração oficial da CNBB sobre as eleições, e não considerar outros pronunciamentos vindos de diversas partes ou instituições.

A declaração da CNBB sobre o Momento Político Nacional e também o documento 15/73ªAB “Votar Bem”, exprimem um respiro largo, uma orientação concreta e um posicionamento que coincidem com as numerosas e constantes declarações da Igreja Católica, enquanto não definem partidos e nem candidatos oficiais e nem apontam concretamente partidos e candidatos condenáveis.

De fato, a Igreja Católica, não pode pactuar com opções contrárias a dignidade humana e em particular à vida em seu sentido mais concreto e amplo, mas, ao mesmo tempo, ela não deve, como instituição, descer a uma posição de parte, contrariando suas próprias orientações gerais, já consolidadas e muito coerentes com sua missão.

Brasília, 16 de setembro de 2010.

Dom João Braz de Aviz
Arcebispo de Brasília

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This