Uma celebração eucarística no Coliseu General Rumiñahui, na cidade de Quito, Equador, abriu os trabalhos do 3º Congresso Missionário Americano e 8º Congresso

Missionário Latino‐Americano (CAM 3 – Comla 8), ocorrido entre os dias 12 e 17 de agosto. Cerca de duas mil famílias acolheram aproximadamente três mil pessoas de 33 países, transformando Quito em centro do mundo missionário. Uma intensa programação incluiu três grandes conferências, testemunhos, 17 fóruns temáticos, convivências, visitas às famílias, atividades culturais, celebrações, envio de missionários e missionárias e o lançamento da Grande Missão Continental.

“América que escuta Cristo; América que aprende do Mestre e América com Cristo que anuncia pelo mundo o amor; é um compromisso que devemos assumir com alegria e simplicidade de coração, é uma realidade que vibra e motiva a todos” dizia a mensagem do papa Bento XVI lida aos congressistas pelo Núncio Apostólico do Equador, o arcebispo Giacomo Guido Ottonello. “Sentimos a força do Espírito para levar o Evangelho até os confins da Terra e a toda humanidade, sedenta de Cristo, para que sua Luz ilumine nossa tarefa missionária guiada sempre por sua Palavra e pelo sopro do Espírito Santo”, afirmava ainda a mensagem.

As relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus, que juntamente com São Francisco Xavier é “Padroeira das Missões” e que, antes do Congresso peregrinou pelos diversos cantos do Equador, esteve presente nas principais celebrações. Os santos e santas mártires do continente foram igualmente recordados. A proteção de Nossa Senhora, venerada nos vários Santuários da América era constantemente invocada. Para cada um dos cinco dias, o Congresso fez memória e rezava por um dos continentes, na seqüência: Europa, África, Ásia, América e Oceania.

As três grandes conferências realizaram‐se na Casa da Cultura Equatoriana, seguindo os eixos centrais do Discipulado, Pentecostes e Evangelização.

Leia íntegra do documento.

Tags:

leia também