Caminhos de articulação da Pastoral Universitária nas dioceses e Regionais

No domingo dia 15 de abril, a missionária Alba Galvez – Fraternidade Missionária Católica Verbum Dei –, juntamente com os jovens universitários da Universidade Federal de Minas Gerias – UFMG –, Raquel Cristina (Terapia Ocupacional) e João Gustavo (Direito), esteve em Ouro Preto para um encontro com os jovens estudantes da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP.

O encontro aconteceu no salão da Paróquia do Pilar, às 18 horas, contando com a presença de aproximadamente 15 jovens de diversos cursos, apoiados por Pe. Danival, que é sacerdote diocesano e professor de teologia do seminário de Mariana. A visita, que faz parte de um projeto mais amplo do Setor Universidades da CNBB, teve como objetivo estreitar os laços entre os jovens das duas universidades e apresentar uma noção ampla de como o setor universitário da Igreja Católica tem se articulado nos últimos anos. A irmã Alba expôs brevemente os recentes eventos realizados pela juventude universitária brasileira (congresso universitário latino-americano em Granada, por ocasião da Pré-Jornada da JMJ 2011; congresso universitário nacional – EBRUC I/2010; congressos universitários regionais – Bahia, Minas Gerais, entre outros) e explicou sobre quais tem sido as diretrizes dos trabalhos pastorais na universidade.

Ao final, houve uma partilha para discutir as demandas de Ouro Preto e o tipo de pastoral universitária que poderia ser desenvolvida na UFOP. A ideia é que os jovens universitários tenham, na Pastoral Universitária, um lugar de acolhida e de partilha, de receber e dar: pensar formas de usar o crescimento acadêmico em favor de um mundo onde prevaleçam os valores cristãos.

Ficou o convite para que os jovens da UFOP se organizem para terem grande representação no próximo Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos – II EBRUC, que será sediado em Curitiba, Paraná, nos dias 12, 13 e 14 de outubro deste ano. Além disso, ficou o desejo de continuar essa caminhada mais silenciosa do dia a dia, cujos passos são lentos, mas os efeitos, duradouros.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This