Pescadores participam de Romaria a Aparecida

O Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP) participou da mobilização da Campanha Nacional pela Regularização do Território Tradicional Pesqueiro, organizada pelo Movimento de Pescadores e Pescadoras Artesanais (MPP), no Santuário Nacional de Aparecida (SP), entre os dias 28 e 31 de maio. O evento teve a presença de cerca de 200 pescadores de vários estados brasileiros.

A visita ao Santuário Nacional de Aparecida teve como objetivo conscientizar os romeiros que passam pelo local sobre a situação das comunidades pesqueiras do país. Integrantes de comunidades tradicionais, os pescadores não têm seus territórios regularizados e veem suas terras invadidas por grandes projetos de desenvolvimento, prejudicando seus meios de sobrevivência e a manutenção das práticas artesanais de pesca, que visam a preservação do meio ambiente.

A Campanha do MPP foi lançada em 2012 e necessita de mais de 1,4 milhão de assinaturas para ser entregue ao Congresso Nacional. Atualmente foram coletadas pouco mais de 200 mil.

DivulgaçãoA programação da Romaria de Pescadores ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida contou com uma visita ao Rio Paraíba, local onde foi encontrada a imagem da padroeira do Brasil, em 1717. No segundo dia do evento, os integrantes do CPP e do MPP participaram da missa na basílica, ocasião em que a secretária executiva da Pastoral dos Pescadores, Maria José Pacheco, convidou os devotos presentes a contribuírem com a coleta de assinaturas. Após a celebração, o grupo posicionou-se em vários locais do Santuário e coletou assinaturas para a campanha.

Para informações e colaboração com a Campanha Nacional pela Regularização do Território Tradicional Pesqueiro, acesse o blog.

Com informações e fotografia do Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP)

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This