Campanha da Fraternidade

“Senhor, confundi o palavreado dos maus, pois só vejo violência e pancadaria na cidade. Dia e noite os criminosos rondam seus bairros, espalhando o terror, a miséria e a morte. A iniqüidade e a perversão estão soltas. Malícia e exploração tomam conta de suas ruas e praças” (Sl 54 (55) 10-12).

Rezando, ontem este salmo, não pude deixar de pensar na Campanha da Fraternidade 2009: “Fraternidade e Segurança Pública”, com o lema: “A paz é o fruto da justiça”.

Quando você lê a citação do salmo acima, você é reportado ao tempo em que ele foi escrito, mais ou menos 200 anos antes de Cristo? Ou você pensa no Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, ou mesmo em cidades menores do Brasil de hoje, onde vemos tanta violência, crime, assalto e tantas outras barbaridades?

A insegurança e o medo das pessoas de bem é cada vez maior. Quando poderemos respirar com mais paz e tranqüilidade nas ruas ou no interior de nossas próprias casas?

É isto que a CF-2009 deseja: despertar a consciência de nossas autoridades políticas e militares para que haja mais segurança, paz e tranqüilidade para a população que trabalha e vive honestamente.

Se essa paz é fruto da justiça, é necessário também despertar nossos empresários gananciosos por lucros, e que não se preocupam com o meio ambiente ou com a miséria de seus operários.

É necessário ainda brecar a injustiça dos políticos corruptos que prejudicam toda a nação e permanecem impunes.

Queira Deus esta Campanha da Fraternidade 2009, tenha frutos para o Brasil e para o mundo!

Dom José Maria Maimone

Tags:

leia também