Cardeal Cláudio Hummes participa de congresso dos bispos nas Filipinas

No Ano Sacerdotal, a Igreja das Filipinas reunir o clero nacional num congresso para debater a respeito dos desafios do sacerdócio hoje e oferecer novos impulsos aos sacerdotes de toda a nação.

O encontro contou com a participação de 5.500 sacerdotes provenientes de todas as dioceses das Filipinas. O prefeito da Congregação para o Clero, cardeal Cláudio Hummes, também participou do congresso junto com o pregador da Casa Pontifícia, frei Raniero Cantalamessa.

Em cinco dias de escuta, reflexão, oração e debate sobre o tema “Fidelidade a Cristo, fidelidade ao sacerdócio”, a Igreja nas Filipinas traçou o perfil do sacerdote, chamado a testemunhar Cristo hoje na história, sobretudo nas Filipinas, com seus problemas, desafios e contradições.

“Foi uma novo Pentecostes não somente para o clero, mas para toda a Igreja nas Filipinas. Uma oportunidade para refletir sobre o nosso ministério e sobre o nosso compromisso” – ressaltou um dos participantes do congresso.

“O Ano Sacerdotal oferece a todos os sacerdotes uma ocasião para aprofundar e reforçar o próprio discipulado na seqüela de Jesus Cristo”, sublinhou o Cardeal Hummes em seu pronunciamento.

O Congresso do Clero Filipino delineou a personalidade do sacerdote que deve estar atento às necessidades espirituais dos fiéis, à vida sacramental e deve buscar sempre a fonte que é a Eucaristia para uma vida de compromisso ético e social que seja um ponto de referência a fim de iluminar a sociedade filipina, que necessita de valores como a honestidade, transparência, reconciliação, paz e solidariedade.

O congresso ressaltou a importância de evangelizar através das novas tecnologias, como a internet. O sacerdote de hoje reza, escuta, dialoga e deve saber usar o computador.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This