Cardeal José Freire Falcão recebe homenagem em Brasília

O Centro de Estudos Filosóficos e Teológicos do Seminário “Redemptoris Mater”, de Brasília, realizará uma homenagem ao cardeal dom José Freire Falcão, arcebispo emérito de Brasília, no dia 17 de outubro. O ato oficial consistirá na inauguração da Biblioteca que levará o seu nome.

Em fevereiro de 1995, por vontade de Dom Falcão, então Arcebispo de Brasília, foi fundado o Centro de Estudos Filosófico – Teológicos “Redemptoris Mater”. Naquele ano deu-se início ao curso de Filosofia e, em 1997, foi instituído o curso de Teologia.

O processo de afiliação à Pontifícia Universidade Lateranense, que concluiu com o reconhecimento por parte da Sagrada Congregação para a Educação Católica com decreto de 22 de agosto de 2012, incentivou ainda mais o interesse de um projeto de reforma e ampliação do fundo bibliográfico da biblioteca do Centro de Estudos.

O projeto total da reforma incluiu a instalação das novas prateleiras e a pintura do andar inferior e superior, a renovação dos equipamentos informáticos para o uso de consulta, a aquisição de grandes coleções como “Acta Apostolicae Sedis” e “Sources Chretiens” (uma obra de 595 volumes que compilam os escritos de todos os Padres da Igreja), o aumento do acervo com compras a editoriais brasileiras  e estrangeiras, e a atualização do sistema informático Pergamum.

O Centro de Estudos iniciou uma campanha entre benfeitores, empresários e amigos para colaborar com  doações. Desse modo, “aquilo que se pretende é fazer um novo empreendimento na pesquisa filosófica – teológica e na formação dos fiéis como premissas fundamentais para uma nova evangelização”, afirmou o Pe. Javier Romero, Decano do Centro de Estudos “Redemptoris Mater”.

“A inauguração da Biblioteca Cardeal José Freire Falcão nos faz refletir sobre a importância de uma biblioteca de alta qualidade para os estudos filosóficos e teológicos, orientada tanto aos professores como aos alunos, e ao mesmo tempo um reconhecimento ao Cardeal fundador da nossa Instituição. Uma biblioteca não se constrói em um só dia e, nesse sentido, ela é a expressão de uma vida dedicada à educação e à pesquisa. Precisamos de todos para seguir crescendo e oferecendo este serviço à Igreja”, concluiu o Pe. Javier Romero.

Além do homenageado, Cardeal José Freire Falcão, no ato oficial do dia 17 de outubro estarão também presentes autoridades do mundo eclesial como Dom Giovanni d’Aniello, Núncio Apostólico no Brasil.

Tags:

leia também