Cáritas Brasileira lembra dom Helder Câmara em Assembleia no Pernambuco

Mais de 250 pessoas de todo o país desembarcarão no município de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife (PE), no próximo dia 04 de dezembro. Elas participarão da

Assembleia Nacional 2009 da Cáritas Brasileira, organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que atua na defesa dos direitos humanos e do desenvolvimento sustentável e solidário. A organização aproveita o ano do centenário do seu fundador, dom Helder Câmara, para refletir o tema “Com dom Helder, profecia e construção do Brasil que queremos”.

Em três dias de atividades, os agentes Cáritas pretendem avaliar os trabalhos desenvolvidos pelas 170 entidades membros da organização espalhadas por todo o país e reafirmar o compromisso de promover o poder popular, a partir dos ensinamentos de dom Helder.  Os debates que ocorrerão na Assembleia serão inspirados no carisma do ex-arcebispo de Olinda e Recife, que sempre provocou a sociedade e a própria Igreja a assumir uma postura de combate à fome, às desigualdades e a favor dos direitos humanos e de um Brasil com Justiça e Paz.

O presidente da Cáritas Brasileira, dom Demétrio Valentini, explica que o fato do local escolhido para esse evento ser dentro da arquidiocese de Olinda e Recife não é algo aleatório. Essa escolha sinaliza a intenção da Assembleia que é de abordar a importância da herança de dom Helder, não só para a Igreja, mas para o povo brasileiro, e para a humanidade inteira que sente, cada vez mais, a necessidade de pessoas como ele. “Comprova-se o que sentenciou Paulo VI, quando afirmou que a humanidade hoje tem mais necessidade de testemunhas do que de mestres. Vamos refletir a caminhada da Cáritas à luz do testemunho de dom Helder Câmara”, destaca.

Durante o evento, os regionais da Cáritas farão exposições em tendas, que representarão os biomas brasileiros, de denúncias do modelo de desenvolvimento insustentável proposto pelo neoliberalismo, mas também farão o anúncio de alternativas executadas no país pelos movimentos sociais e pela Igreja, a partir das bases.

No próximo dia 6, haverá uma missa, aberta ao público, na Igreja da Sé, em Olinda, local onde dom Helder está enterrado. A celebração acontecerá às 16h.

Tags:

leia também