Catedral Basílica de Curitiba será reinaugurada no primeiro dia da Festa da Padroeira da cidade

De 6 a 9 de setembro, Curitiba celebra a 4º edição da Festa da Luz: a festa da padroeira da cidade e da arquidiocese, Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. Para homenageá-la, a arquidiocese e a prefeitura municipal planejam para os quatro dias de festa uma intensa programação religiosa e cultural para toda a família, no Largo da Ordem.

No primeiro dia de festa, haverá um ato solene em frente à Catedral Metropolitana, na presença do arcebispo de Curitiba (PR), dom Moacyr José Vitti, e missa solene marcarão a reinauguração da igreja “mãe” da Arquidiocese, que desde 2011 passa por restauro. Outra atração será a Procissão Luminosa (com velas) no dia da padroeira, que sairá da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe até a Catedral Metropolitana. A procissão sinalizará a luz da igreja de Cristo entre as nações. As velas poderão ser adquiridas em todas as paróquias da arquidiocese.

festa_da_luz2Para homenagear Nossa Senhora da Luz, foi criada a ação “Vamos iluminar Curitiba”, lançada pela arquidiocese neste mês de agosto para que toda a cidade ascenda a vela de Nossa Senhora da Luz no dia da padroeira. A ideia é homenageá-la às 18 horas do dia 8 de setembro, momento em que a Catedral Basílica e a arquidiocese serão consagradas à Nossa Senhora por dom Moacyr Vitti, durante a missa.

Para os quatro dias de festa estão confirmados shows de diversos gêneros musicais, apresentações folclóricas e Celebrações Eucarísticas.

História da Catedral Basílica será retratada em exposição no Memorial de Curitiba

festa_da_luz3Nos dias 7, 8 e 9 de setembro a Praça do Memorial de Curitiba será palco da exposição “Catedral da Luz” que retratará a história da nossa Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.

A exposição será auto-explicativa e visa possibilitar ao público participante da Festa da Luz um contato mais próximo com o processo histórico da cidade que se deu por meio da construção da Catedral, além de abranger o contexto histórico-religioso da festividade da padroeira. A exposição retratará a história da igreja em três momentos distintos:

A programação completa está disponível no site www.festadaluz.org.br. Mais informações com a assessoria de comunicação, Letícia Pessoa: (41) 2105-6343 / (41) 8700-4752 / 9856-1517.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This