Catequistas do Sub-Regional Centro-Oeste aprofundam tema da iniciação à vida cristã

Estiveram reunidos nos dias 21 a 23, no Centro de Formação, em Miracema do Tocantins (TO), 75 catequistas, do Sub-Regional (Miracema do Tocantins; Cristalândia; Porto Nacional; Tocantinópolis e Palmas) do Regional Centro-Oeste da CNBB, para estudo e aprofundamento do tema “Iniciação à Vida Cristã”. Além dos catequistas representantes das cinco dioceses, o encontro contou com a participação de um número significativo de religiosas e de dois presbíteros, comprometidos e envolvidos na implementação do processo de iniciação à vida cristã em suas paróquias e dioceses.

A temática do encontro desenvolvida a partir do subsídio “Iniciação à Vida Cristã – um processo de inspiração catecumenal – n 97”, teve a assessoria da irmã Zélia Maria Batista, assessora da Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-catequética da CNBB. Segundo a assessora, “o encontro aconteceu num clima bastante propício sob o calor abrasador da Festa de Pentecostes, que suscitou nos participantes o desejo e compromisso para assumir o processo de iniciação à vida cristã como um novo paradigma para a atual catequese, ainda sacramentalista e que não corresponde às interpelações de um contexto de mudança de época”.

O tema Iniciação à Vida Cristã é um dos desdobramentos do Diretório Nacional de Catequese, da 5ª Conferência de Aparecida e da Terceira Semana Brasileira de Catequese, todos reconhecem a necessidade de descobrir novas formas na transmissão da fé, e apontam a iniciação cristã como itinerário processual e permanente, capaz de configurar a identidade cristã e de formar adultos na fé.

Embora seja uma experiência de formação cristã dos primeiros séculos do cristianismo, o catecumenato ou catequese de inspiração catecumenal ainda é desconhecido, necessita ser estudado e aprofundado, explicou a assessora da CNBB.

Além do estudo do texto 97, também foi apresentado e estudado o Itinerário de Catecumenato Crismal, que é a metodologia de como fazer o processo de Iniciação à vida cristã.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This