CCM divulga cronograma de cursos para 2018

O Centro Cultural Missionário (CCM), organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), divulgou o programa de cursos que serão oferecidos no âmbito da ação missionária neste ano de 2018. São 11 cursos propostos pelo Centro de Animação e Estudos Missionários (Caem) e três pelo Centro de Formação Intercultural (Cenfi).

O Caem proporciona cursos de formação missionária para brasileiras e brasileiros enviados a outros países, para presbíteros, seminaristas, religiosas e religiosos, leigas e leigos que atuam em regiões e projetos missionários no Brasil, ou que desejam fortalecem suas motivações missionárias.

A primeira formação oferecida é sobre Envelhecimento Humano e acontecerá de 19 a 23 de março com o tema “Cuidar dos cuidadores”. Ainda no primeiro semestre, acontecerão os cursos para diáconos permanentes e para coordenadores de Pastoral, além da Semana Vocacional Missionária, com o tema do Sínodo dos Bispos deste ano, e o Reencontro com missionários que atuam na Amazônia.

Em setembro, os formadores de seminários poderão aprofundar a temática da formação presbiteral à luz da Missão, já contando com as Diretrizes Formação Presbiteral da Igreja no Brasil que serão atualizadas na 56ª Assembleia Geral da CNBB.

Na sequência, serão oferecidos os cursos Paróquia Missionária, Espiritualidade Missionária, sobre Pastorais Sociais, formação para os Conselhos Missionários e o curso Ad Gentes.

Cenfi
O Centro de Formação Intercultural do CCM é dedicado à formação cultural e eclesial das missionárias e dos missionários estrangeiros que chegam ao Brasil, através da aprendizagem da língua portuguesa, da introdução sobre elementos das culturas brasileiras e da iniciação à atuação missionária em terras brasileiras.

Neste ano, serão duas edições voltadas para os missionários recém-chegados do exterior, a primeira de março a junho e a segunda de setembro a dezembro.

De 05 a 31 de agosto, será oferecido o aprimoramento em Português, curso voltado para missionárias e missionários que já falam português e estão há um tempo no Brasil, ou que voltam ao País depois de um período no exterior.

Confira o programa completo de cursos do CCM.

Tags:

leia também