CCM promove, de 20 a 24 de maio, curso de formação com enfoque na Paróquia Missionária

Com o tema: “A Sinodalidade na vida e na missão da Igreja”, o Centro Cultural Missionário (CCM), organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), promove o curso Paróquia Missionária de 20 a 24 de maio de 2019.

O objetivo da formação é preparar coordenadores Arqui/diocesanos de pastoral, catequese, liturgia, ministros ordenados, consagrados e leigos atuantes nas comunidades, conselhos missionários e outros projetos missionários.

De acordo com o bispo auxiliar de São Luiz do Maranhão e presidente da Comissão Episcopal para a Ação Missionária da CNBB, dom Esmeraldo Barreto de Farias, o Papa Francisco por ocasião da comemoração do Cinquentenário da instituição do Sínodo dos Bispos, fez uma bela exposição sobre a sinodalidade, sua fundamentação e importância na vida da Igreja.

“Uma Igreja sinodal é uma Igreja da escuta, ciente de que escutar é mais do que ouvir. É uma escuta recíproca, onde cada um tem algo a aprender. Povo fiel, Colégio Episcopal, Bispo de Roma: cada um à escuta dos outros; e todos à escuta do Espírito Santo. O caminho da sinodalidade é o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio”, refere-se dom Esmeraldo a fala do papa Francisco na sessão do dia 17 de outubro de 2017, dentro da Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos.

O conteúdo, a assessoria e mais informações estão disponíveis no site www.ccm.org.br.

Foto da matéria: Visita Pastoral Missionária da Paróquia Santo Antônio de Juazeiro (BA) em 16/07/2018 com  com a participação de missionários voluntários de diversas paróquias, religiosas, seminaristas e vocacionados que visitaram as famílias no objetivo de animar as comunidades.

Share This