CCM promoverá formação missionária sobre envelhecimento humano

Com o tema: “A sabedoria das idades é luz para o nosso testemunho e serviço”, o Centro Cultural Missionário de Brasília (CCM) e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), promovem a 6ª Semana de Formação Missionária sobre Envelhecimento Humano, em Brasília, de 13 a 17 de maio de 2019.

O encontro tratará da participação do ancião e da anciã na missão da Igreja. São convidados religiosos e religiosas, representantes de instituições e organizações missionárias, pessoas ligadas ao cuidado de idosos e demais interessadas no tema da missão e envelhecimento humano.

Na carta de apresentação do curso, o bispo auxiliar de São Luís do Maranhão (MA) e presidente da Comissão Episcopal Para Ação Missionária, dom Esmeraldo Barreto de Farias, destaca que o ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus, sente dentro de si o apelo a acolher a própria existência como dom.

“A percepção da existência como dom remete àquele que está na origem deste dom. De modo intrínseco a esta percepção apela-se ao autor de todas as coisas: Deus mesmo”.

Segundo dom Esmeraldo, a gratuidade encontra expressões de louvor àquele que tudo fez: “Quão numerosas são tuas obras, Senhor e todas fizeste com sabedoria! A terra está repleta de tuas criaturas” (Sl 103, 24).

Durante o encontro, será lançado ainda o livro “Sabedoria das Idades – Papa Francisco e Amigos”. A obra nasceu de uma inspiração do Pontífice, que viu a necessidade de esclarecer o papel vital dos avós e de outros idosos em nossa sociedade.

Para o papa Francisco, o diálogo entre as gerações é crucial para edificarmos um mundo diferente com mais amor e justiça. Esta intenção já estava presente em Querido Papa Francisco, (Loyola, 2016) cuja publicação alertava para a importância de estarmos atentos às perguntas das crianças. Agora com o livro Sabedoria das Idades deseja-se fortalecer a comunicação entre as gerações.

A semana de formação terá a assessoria do bispo emérito de Duque de Caxias (RJ), dom Mauro Morelli, que fez parte da equipe de organização do livro na edição brasileira. Serão desenvolvidos os 5 eixos do livro: trabalho, luta amor, morte e esperança. Além dos comentários feitos pelo papa Francisco das experiências narradas no livro.

Na obra Francisco ressalta que: “Sem o testemunho da vida dos mais idosos, os planos dos jovens não têm raízes e nem sabedoria. Hoje, mais do que nunca, o futuro gera ansiedade, insegurança, desconfiança e medo. Só o testemunho dos mais velhos ajuda os jovens a olhar acima do horizonte para ver as estrelas. Aprender que valeu a pena lutar por alguma coisa ajuda os jovens a encarar o futuro com esperança…”

A edição brasileira possui uma seção especial do Brasil que reúne todos os relatos dos brasileiros que participaram. Sendo dois deles usados na publicação mundial e comentados pelo papa.

Para inscrever-se, acesse: http://www.ccm.org.br/ficha-inscricao-envalhecimento/

Share This