Cefep oferece Curso de Formação Política para Cristãos Leigos e Leigas, em Brasília (DF)

Desde o dia 20 de janeiro que o Centro Cultural Missionário (CCM), localizado em Brasília (DF) recebe os 45 participantes da 7ª edição do Curso de Formação Política para Cristãos Leigos e Leigas, organizado pelo Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (Cefep), organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Até o dia 02 de fevereiro, sábado, os alunos estarão em contato com temáticas históricas, como a formação social, econômica, política e cultural do Brasil, legislação, cidadania, iniciativas sociais, bioética, entre outros.

Dom Severino Clasen, bispo de Caçador (SC) e presidente da Comissão para o Laicato da CNBB. Crédito: Daniel Flores/CNBB

Dom Severino Clasen, bispo de Caçador (SC) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB afirma que a preocupação da entidade, em oferecer esse curso, sempre foi a de engajar os cristãos leigos e leigas na política para que esses tenham o cuidado de torná-la mais ética e embuída de valores cristãos. “Por sermos um país cristão, é preciso que tenhamos os valores cristãos também na política”, apontou. O bispo disse ainda que enquanto outras religiões estão avançando, tomando suas posições, bancadas, os católicos que são maioria absoluta no Brasil estão perdendo espaço.

Para que isso não ocorra é preciso, segundo o bispo, haver mais organização e reflexão por parte dos católicos, para que os mesmos possam ocupar-se verdadeiramente da política, do bem comum, das coisas públicas. “Mais do que nunca nós precisamos acordar os leigos para aquilo que é sério, não podemos ficar refém de um sistema que empobrece, que exclui e que ignora as minorias, as camadas populares, as organizações. É preciso reaquecer, reanimar e retomar, e é aí que o Cefep atua, por isso se diz fé e política”, aponta dom Severino.

Formação Política – Atualmente, o curso oferecido pelo Cefep tem duração de um ano e meio. De 14 a 27 de janeiro de 2018 foi realizada a primeira etapa, com 15 dias de encontros presenciais em Brasília (DF), totalizando 90 horas. Na sequência, a parte à distância, promovida em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com 180 horas. A outra etapa presencial, essa que está sendo realizada até o dia 02 de fevereiro de 2019, tem outras 90 horas, totalizando 360 horas de curso.

Patrícia Costa, da diocese de São José dos Campos. Crédito: Daniel Flores/CNBB

Nesta edição participam representantes de diversas localidades do Brasil. A Patrícia Costa, da diocese de São José dos Campos, em São Paulo é uma delas. “O curso me abre uma possibilidade de intervenção no movimento, na organização e na formação na minha diocese ou em qualquer outro lugar que eu esteja para poder conversar com as pessoas, ter um diálogo baseado nos estudos de sociologia, antropologia, porque a Igreja não conversa sozinha, ela dialoga com as outras ciências para poder analisar o momento para que a gente possa fazer a nossa intervenção”, aponta.

Rosa Maria de Sousa, coordenadora da Escola Local de Fé e Política, de Ji-Paraná, em Rondônia. Crédito: Daniel Flores/CNBB

A Rosa Maria de Sousa também é outra participante. Coordenadora da Escola Local de Fé e Política, de Ji-Paraná, em Rondônia, ela afirma que o curso oferecido pelo Cefep serve para “fortalecer”. “Eu sou a oitava da nossa região que está fazendo o curso, então é fortalecer, adquirir conhecimento, essa vivência do que é a formação de fé e política e levar para a diocese”, disse.

Um outro objetivo do curso, de acordo com ela, é atender o cristão que tem interesse não só em participar da política partidária, mas também o de atuar em conselhos, nas associações, nas rádios comunitárias. “O importante é que tenhamos mais pessoas de fé e compromisso que possa atuar nas comunidades junto ao povo, pensando na evangelização e pensando também não só no hoje e no agora, mas também no Reino de Deus”, finalizou.

Outras informações sobre o curso do Cefep podem ser encontradas no site do organismo: http://www.cefep.org.br/

Share This